segunda-feira, 30 de junho de 2014

Desabafo ou a perseguição por parte dos funcionários de lojas*


Começo por clarificar aqui uma situação: eu também trabalho no atendimento ao público (parafarmácia) e por isso sei do que falo, porque faz parte do meu quotidiano e acredito que perceber o cliente/utente que temos à nossa frente, é fulcral para o podermos atender bem.


Hoje resolvi desabafar sobre um assunto que já me vem a incomodar há algum tempo mas que no fim de semana passado me deixou mesmo irritada.
Quando entro numa loja, tendo como objectivo comprar ou apenas ver as novidades gosto que me cumprimentem com um "Bom Dia/Tarde/Noite", não me incomodo quando me perguntam se "Preciso de ajuda?" ou "Se procuro alguma coisa em especial?", até considero um sinal de simpatia e boa educação mas confesso que fico extremamente irritada quando me andam a perseguir pela loja e não me deixam ficar à vontade.

Indo à situação concreta, este fim de semana no meu passeio de Sábado à tarde por uma das minhas zonas favoritas de Lisboa, entrei numa loja (juntamente com a minha mãe) e fui cumprimentada por vários dos funcionários da loja, até aqui tudo normal. A senhora que penso que fosse a "coordenadora" dirigiu-se a outra rapariga que lá trabalhava e disse-lhe para "ficar com as senhoras", tudo OK até agora mas, a partir daqui tudo começou a piorar. 

Confesso-vos que não entrei na loja apenas para ver, estava mesmo decidida a comprar uma mala mas encontrava-me indecisa entre dois modelos e não tinha a certeza também da cor que queria, por isso sabia que o processo de compra ia demorar. A rapariga dirigiu-se a nós e perguntou se procurávamos algo em especial e eu respondi com simpatia que estávamos a ver primeiro (ok, tudo normal). Comecei a "passear" pela loja e a menina começou a vir atrás de mim. Peguei numa mala e ela veio ter comigo a dizer que era o modelo tal, dirigi-me à outra ponta da loja e ela veio atrás de mim, fui ver um relógio e ela veio ter comigo a dizer que era um dos mais vendidos da marca e sempre assim, para onde quer que fosse lá ia a funcionária também, o que começou a tornar-se muito incomodativo. Quando lhe perguntei se havia determinado modelo que eu tinha visto já numa loja, ela respondeu-me que aquele modelo não existia(???),  o que vim a comprovar no próprio dia que não era verdade. E agora vocês dizem-me que ela só estava a fazer o trabalho dela e a ser simpática mas não, não estava. Para além de que se tratava de uma loja mais diferenciada e que deveria ter maior qualidade de atendimento, a regra básica é deixar o cliente à vontade.

Se há regra que as pessoas que trabalham em atendimento ao público aprendem logo, é que existem dois tipos de clientes, uns que adoram ter atenção e que lhes mostrem tudo e que falem com eles durante uma hora mesmo que não estejam interessados em comprar, mas há outros que apreciam simpatia e profissionalismo, mas que gostam de tomar as suas decisões sozinhas e sem se sentirem pressionadas, que se precisam de algo pedem e eu faço parte deste último grupo, gosto de ser bem tratada mas estas "perseguições" tiram-me do sério.

No meu trabalho, sempre que entra alguém, cumprimento sempre a pessoa e se vejo que está a procura de algo pergunto se precisa de alguma ajuda. Quando ouço um "Não, estou só a ver", percebo que aquela pessoa não precisa de mim naquele momento, portanto não vou andar atrás dela tipo sombra a incomodá-la com frases do tipo "Este creme é bom", "Este é novidade", "Este é um top seller" porque simplesmente estou apenas a aborrecer a pessoa, que com certeza vai virar costas e ir embora (e com razão), que foi o que me aconteceu, fiquei extremamente incomodada com aquela perseguição e acabei por ir comprar a dita cuja a outro lado em que fui melhor atendida e num sítio em que não me fizeram perguntas a cada cinco segundos e que pude estar descansada a escolher. Acredito que muitas de vocês me vão compreender, já que não é a primeira vez que isto me acontece,às vezes ainda estou a entrar já tenho duas ou três funcionárias a perguntarem-me se quero ajuda. 

Perderam uma cliente e com certeza vão perder muitas mais se continuarem a fazer o mesmo. E se isto não é bom senso, então comecem a formar as pessoas sobre assuntos tão básicos como este e não tratem os clientes todos da mesma maneira porque simplesmente não vai funcionar. 

Alguém desse lado me compreende?* 
Já estiveram em situações parecidas?






1 comentário:

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos