quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Farmácias de luto


Desde pequenos sempre fomos habituados a ter uma farmácia ao virar da esquina. Quando precisávamos de ir "aviar" uma receita, lá estava ela. Quando precisávamos de um conselho e de um medicamento porque não nos sentíamos bem, era lá que recorríamos. Pois, parece que isto não vai acontecer por muito tempo. No inicio da semana na abertura do noticiário dos grandes canais de TV, a notícia do fecho iminente de cerca de 600 farmácias surpreende tudo e todos. Como espaço privilegiado de acesso a cuidados de saúde com pessoal qualificado e prestadora de serviços essenciais à população, este espaço tem vindo a deixar de ter atenção por parte do nosso Governo e se nada for feito não serão "só" 600 farmácias que vão fechar mas serão muitas mais. Se em cidades caso um destes espaços feche, temos outro e outro, nas pequenas vilas e aldeias espalhadas por Portugal, este é o único local onde os idosos podem ter acesso a cuidados de saúde primários. É aqui que levantam os seus medicamentos, que fazem as suas análises. Quando fecharem, o que acontecerá, dado que muitos não tem possibilidade de se deslocarem? E não é só nas aldeias que os problemas acontecem. Sem lucros suficientes para fazerem face a despesas infinitas, sem capacidade de compra de medicamentos, com cortes dos fornecedores. Ninguém aguenta.
Se nos habituámos a ouvir dizer que a farmácia era um negócio que dava milhões e que gerava muito dinheiro, o que até podia acontecer há alguns anos atrás, essa realidade acabou e disso ninguém tem dúvidas.
Falo disto talvez com mais preocupação do que muitos porque se trata da minha área, de algo que conheço e, porque vi de perto o que se passava e, se cheguei a ver pessoas que não tinham capacidades monetárias para pagar os medicamentos que precisam para viver, o que acontecerá quando as farmácias deixarem de ter capacidade de os ter em stock?


Petição pelo acesso de qualidade aos medicamentos e condições necessárias ao normal funcionamento das farmácias


http://www.peticaopublica.com/?pi=Farmacia
Quem acreditar nesta causa, por favor assine.

Temos de lutar pelo acesso à saúde.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos