quinta-feira, 25 de julho de 2013

Review - A mão do Diabo de José Rodrigues dos Santos

Imagem retirada de www.wook.pt
Já vos tinha falado aqui de uma das minhas paixões desde a infância, não havia Verão em pequenina em que não devorasse uma enorme quantidade de livros. Hoje mesmo com menos disponibilidade, tento reservar sempre um tempinho para a leitura e, nos últimos tempos o autor José Rodrigues dos Santos tem-se revelado um dos meus escritores favoritos. Já tendo lido quase na totalidade todas as obras que publicou, este Verão foi a vez de dedicar algum do meu tempo à leitura da obra "A Mão do Diabo". Se valeu a pena? Muito. Muito. Muito.

Para quem já conhece as suas obras, a linha condutora desta história mantêm-se a mesma das suas outras obras, sendo que a personagem principal Tomás Noronha, volta a marca presença. Uma seita de seguidores do Diabo e a crise económica mundial, tudo interligado numa mesma obra, que promete nos deixar boquiabertos. Para além de toda a trama bem construída como já é hábito nos livros deste autor, o que mais me surpreendeu, foi sem sombra de dúvidas, a descrição do ínicio da crise europeia, os seus "fundadores", as suas consequências, a moeda única e nomeadamente a crise portuguesa, através de factos históricos. São dedicadas páginas e páginas, numa escrita fácil e bem apresentada, a esta temática da crise económica, páginas nas quais, esta é explicada ao pormenor, desde o que ocorreu antes do seu ínicio e nas quais é prevista igualmente o seu futuro. Para quem como eu, apesar de não ter conhecimentos aprofundados de economia, mas se interessa por acompanhar e perceber a actualidade a nível político e económico este é sem dúvida um livro para ler, pois à medida que a história vai decorrendo, são-nos apresentados factos verídicos e teorias que fazem algum sentido. Além de ser extremamente bem escrito é igualmente provocante e surpreendente, pois alerta-nos para o facto da corrupção ser um dos principais factores que precipitaram esta crise e, através de episódios ficcionais mostra-nos algumas destes prováveis estratagemas. Impressionante.

Um livro que me deixou a ver toda esta conjuctura actual com outros olhos e mesmo tratando-se de um livro de "ficção" como o autor escreve, ressalvando o facto de estar entre aspas, deixa-nos uma questão no ar. "E se isto é tudo verdade?" Não deixando de ler esta obra como um livro com uma história e sem podermos aceitar tudo o que é escrito como verdades certas, sem dúvida que algumas questões nos ficam.

Um livro de ficção que acaba por nos ensinar algo e nos faz questionar muitos outros factos, ao mesmo tempo que nos prende a história de Tomás do princípio ao fim. Aconselho.

E vocês, já o leram?

4 comentários:

  1. Eu já li um dos livros dele e gostei bastante. É um pouco semelhante de mais ao Dan Brown, mas gostei :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, digamos que têm um "estilo" parecido, nisso concordo contigo. *

      Eliminar
  2. Tenho muita curiosidade sobre esse livro :)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler, é muito bom. Eu até fiquei mais agarrada à parte em que ele fala da crise e da economia do que à história em si ( que também é bastante boa).
      *

      Eliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos