segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Review* Dallas Buyers Club


E apesar de existirem bons candidatos em todas as categorias, para mim este ano este filme conquistaria as categorias de Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Original.
Sei que as previsões dizem o contrário e a Academia tem sido prevísivel muitas vezes pelas piores razões mas, dar um prémio de melhor actor a qualquer um dos outros quando temos um Matthew McConaughey irreconhecível, numa representação que foi sem dúvida "A" representação da sua carreira, é simplesmente incompreensível. Mas opiniões à parte, vamos saber um pouco mais deste filme...

EUA, 1985. Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um "cowboy" que sempre gostou de viver no limite... Até lhe ser diagnosticado o vírus VIH/sida e dado 30 dias de vida. Após um período inicial de total negação da doença, começa a ser tratado com o antiviral AZT, o único medicamento autorizado, que quase o conduz à morte. É então que decide procurar tratamentos alternativos noutras partes do mundo, independentemente da possível ilegalidade do seu uso nos EUA. É desse modo que, com a ajuda da Dra. Eve Saks (Jennifer Garner), a sua médica, e de Rayon (Jared Leto), um travesti também infectado, Ron cria o Clube de Dallas (Dallas Buyers Club), cujo objectivo é fornecer os mesmos medicamentos a outras pessoas na mesma situação. O sucesso é de tal forma surpreendente que acaba por chamar a atenção das companhias farmacêuticas que, por razões económicas, começam a olhar para o Clube de Dallas como uma verdadeira ameaça ao seu império. 
Com realização de Jean-Marc Vallée, um drama biográfico inspirado na verdadeira história de de Ron Woodroof e que foi tema de um artigo do jornalista Bill Minutaglio, publicado no jornal “The Dallas Morning News" em Agosto e 1992. Woodroof faleceu a 12 de Setembro de 1992. (Fonte: CineCartaz Publico)



A reter?

-A caracterização espantosa de Jared Leto e a sua interpretação realista, dramática, inesperada e simplesmente soberba.

-O argumento do filme, original e baseado numa história de vida real que nos mostra como foi o inicio da "epidemia" do HIV, quando os estereótipos dominavam e o mundo desconhecia por completo o que era verdadeiramente a doença.

-A maneira "arrepiante" como conseguem mostrar o pânico e o desespero dos infectados que tinham poucos meses de esperança de vida e a bravura de um homem que não se deixou ficar, resolveu lutar por uma vida melhor e teve a audácia de fazer o impensável e com isso conseguiu-se ajudar a si próprio e dar alento a muitos doentes.

Simplesmente... Brilhante.
Um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos.



3 comentários:

  1. eu adorei o filme e o mathew esta genial no papel!!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito do filme. Acho que o Matthew esteve soberbo, e o Leto também não ficou nada atrás. :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei fã do filme esdtá simplesmente excelente, espero que o Matthew ganhe o oscar

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos