segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Crónica*1- Regresso ao passado?



"Nem imaginas onde encontrei esta peça, no armário de roupa antiga da minha mãe, era dos anos 80".

Se há alguns anos atrás o que nos passaria pela cabeça seria "Oh meu deus, terrível", o que hoje nos passa imediatamente pela cabeça é "Mas que espectáculo, também quero uma igualzinha. Acho que vou revistar os armários lá de casa.".

Sim, os tempos mudaram, e a maneira de pensar começou igualmente a mudar. Tal como as modas passageiras, os princípios, o que gostamos e  valorizamos não é estático e, a tremenda crise financeira que estamos a passar para além de nos trazer uma maior necessidade de saber economizar, trouxe-nos igualmente um regresso ao passado e uma maior valorização do que já possuímos, do que é antigo e pode ser reaproveitado, e em grande estilo. Se há algum tempo atrás, esconderíamos o facto de que determinada peça não tinha sido comprada na loja mais in do momento mas sim feita por algum familiar ou comprada numa loja vintage, hoje são essas peças que mais furor fazem e as quais tratamos com mais carinho, por serem especiais, por contarem uma história da qual fazemos parte.

Hoje renascem com sucesso as lojas vintage onde se fazem achados memoráveis a preços dos quais nos orgulhamos. Além disso, o que sabe melhor do que encontrarmos aquela peça que já tinhamos deixado de usar há anos e que é igualzinha à que tinhamos andado a namorar da Zara? Ou juntar um determinado pormenor aquela blusa simples que temos há vários anos, transformando-a numa peça nova? Que transmite maior capacidade de inovação e maior senso de estilo do que ser capaz de reinventar imensas vezes o Tal look, usando uma peça em diversas situações?
Além disso, esta tendência de recuperar o antigo não se verifica só no que diz respeito a moda mas também nos hábitos de alimentação. Hoje mais do que ir jantar fora, os amigos recuperaram o hábito de fazerem os jantares em casa mais vezes em que cada um leva algo, privilegiando-se o que é caseiro, o que é feito por nós e claro, com menos gastos monetários para todos.

Um regresso ao passado? Não direi, mas acho que foi algo bom que nos foi imposto por motivos menos agradáveis e que acabou por se transformar em algo positivo.
E que tal aproveitarmos melhor o presente mas com ajuda de um passado que tem tantas particularidades boas?

And don´t forget ,Vintage is in vogue.




1 comentário:

  1. Eu adoro roupa vintage. Ando sempre a vasculhar roupas antigas da minha mãe e encontro verdadeiras relíquias!

    http://ourchoices4u.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos