quarta-feira, 27 de março de 2013

Sugestão de leitura- Caim


José Saramago? As opiniões divergem. Há quem adore e há quem afirme a pés juntos que não consegue terminar de ler um livro deste grande escritor. Leitura pesada ou mesmo bastante difícil, demasiado confuso? Já ouvi certamente estas opiniões mas, a minha não poderia ser mais diferente. Se há por esse lado alguém que ficou traumatizado com a leitura obrigatória d´ O Memorial do Convento nos tempos da escola secundária e, depois disso nunca mais tentou ler mais nada deste grande mestre da Literatura Portuguesa, este post é para vocês.
Sim, a leitura é mais confusa. A falta de pontuação e o encadeamento demasiado rápido de ideias, assim como a inserção não anunciada dos pensamentos e opiniões do autor no meio do discurso das personagens ou da narração acaba por se tornar por vezes confusa de compreender. Mas é isso que na minha opinião torna tão interessante ler uma obra de Saramago. O inesperado, a ironia inteligente do autor, as explicações por vezes desconexas, numa palavra? Génio. E desengane-se quem pensa que para ler um dos seus livros são precisas eternidades já que, à medida que entramos no mecanismo da sua narração tudo se torna mais fácil.

Este foi o último livro que li dele. Envolto em polémica desde o primeiro dia da sua publicação, consigo perceber o porquê, dado que são abordados temas sensíveis à população, nomeadamente alguns dos fundamentos e histórias mais conhecidas da Bíblia de uma maneira que por vezes pode ferir susceptibilidades. Não o achei ofensivo mas sim outra perspectiva vista do lado de quem não segue o Cristianismo. Um livro provocante? Concordo. Que vale a pena ler? De certeza.

Desde autor li igualmente A Jangada de Pedra, A Viagem do Elefante e História do Cerco de Lisboa. Mas na minha lista estão muitos mais, dado que na minha opinião se trata de um dos Maiores Escritores Portugueses.

E vocês, adoram ou odeiam?

1 comentário:

  1. Eu adoro.
    Li esse livro e por muitas vezes desmanchei-me a rir.
    Muitos beijinhos
    MUAH* <3
    Neuza Mariano
    Youtube


    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos