segunda-feira, 6 de maio de 2013

Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda









Era Domingo à tarde. O programa desse dia incluía uma visita a uma das exposições mais badaladas do momento e, para uma apreciadora confessa de arte contemporânea, não pensei duas vezes. Vamos. Depois de passarmos algumas das zonas mais movimentadas de Lisboa, demos por nós na Ajuda e aí, parecia que estávamos já fora da grande capital, com ruas e ruelas que se assemelhavam a uma vila separada por vários quilómetros da cidade. E depois de subidas e ruazinhas inclinadas sem fim e de pensarmos, "Onde será a nossa paragem?", eis que se ergue repentinamente o majestoso Palácio da Ajuda. Uma vista deslumbrante de um dos nossos mais belos palácios.

Contrariamente ao esperado, não encontrámos nenhuma fila e entrámos rapidamente numa das exposições mais bem conseguidas que vi ultimamente. Sim, adorei a exposição. Já conhecia algum do trabalho desta artista, seja de uma exposição que teve há alguns anos atrás no CCB ou mesmo de ter visto exposta uma das suas peças mais conhecidas (Cinderela) num hotel de Tróia. Para quem não conhece, Joana Vasconcelos cria peças espantosas, aliando a criatividade extrema, que nos faz pensar "Mas como é que ela se lembrou de fazer isto?", a uma excelente concepção. Torna-as verdadeiras obras de arte, através da utilização por vezes de acessórios e peças do nosso quotidiano como ferros de engomar, panelas, garfos de plástico, brincos coloridos, peluches. Numa palavra? Surpreendente.
A diferença desta exposição? O facto de conseguir enquadrar peças dos dias de hoje num palácio do século XIX, incorporando o extravagante no clássico, por vezes com muita subtileza, outras de uma forma mais extravagante, mas criando sempre uma simbiose perfeita com o ambiente cuidado das salas do palácio.
Uma maneira de visitarem este monumento nacional ao mesmo tempo que mergulham no universo mágico criado por esta artista que já viu a sua obra exposta no Palácio de Versailles.

Informações úteis:
De 22 de Março a 25 de Agosto; Sábado das 10-21h. Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Domingo das 10-19h. 10euros; 5euros (6-18 anos, +65 anos, estudante - 25anos); 4euros (escolas e Universidades).


Imperdível.
Quem já visitou? Qual é a vossa opinião?


Fotos da autoria de: Rita.

5 comentários:

  1. Não vejo a hora de ir ver essa exposição:)

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gostava imenso de ir ver essa exposição.

    ResponderEliminar
  3. Não visitei mas gostava, é super criativa esta senhora! :D

    ResponderEliminar
  4. Também quero ir ver :) Adoro os sapatões gigantes!
    Bj S

    ResponderEliminar
  5. Quero ver se vou lá para junho ( durante as minhas férias). Fui há uns anos atrás à exposição no Berardo e adorei :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos