quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A propósito de falsificações...


Já surgiu muitas vezes em inúmeros blogs o tema das falsificações. Há quem adore e preencha o seu armário apenas com falsificações, seja de malas, vestuário ou mesmo acessórios de joalharia e com eles faça um "vistaço", há aquelas que não têm opinião e por fim, há as que são contra este "crime", que muitas vezes é deixado passar impune, sem que existam consequências. Eu incluo-me no último grupo e acho que esta acção devia ser punida com medidas mais severas. Quem já está pronta para começar a disparatar contra mim e que adora e tem não sei quantos destes modelos em casa por uma questão de status (igualmente falso e irónico), de certeza que é a mesma pessoa que reclama muitas vezes contra os impostos que tem de pagar e com os aumentos cada vez maiores destes no fim do mês. Pois a grande novidade é, todo este mundo de contrabando e fuga ao fisco é depois pago novamente por nós. 

Já não é de agora este assunto, dado que desde que surgiram as grandes griffes da moda, começou a aumentar exponencialmente este negócio paralelo, mas neste momento estamos num ponto abusivo e se antes isto acontecia apenas nas feiras e mercados locais, neste momento os maiores promotores disto, são as lojas online que publicitam em páginas de facebook todo este mundo de falsificações, como se de peças verdadeiras se tratassem e pedindo por estas quantidades abismais de dinheiro. 

Já ouvi argumentos de que as "apreciadoras" de moda é que fazem isso, mas não concordo nem um pouco já que na minha opinião uma verdadeira amante de moda, preza as peças icónicas e a sua qualidade e é totalmente contra falsificações. E atenção que não estamos a falar de imitações feitas por lojas de fast fashion que todas as estações nos mostram modelos parecidos a vários clássicos ou às peças mais trendy da estação, isso é apenas um modelo inspirado noutro ao contrário das falsificações que são cópias fiéis de todos os pormenores e nas quais imprimem os logótipos das marcas originais.

Não, não tenho capacidade económica no presente para comprar uma Chanel 2.55 ou uma Kelly e muito menos uma Birkin, (fico-me pelos modelos da Zara, Parfois e afins e gosto bastante). Se gostava de ter? Gostava bastante, mas é uma verdadeira, que sei que iria durar eternamente, pelos seus pormenores cuidados e pelo seu desenho impecavelmente concebido. O nome disto? Chama-se apenas paixão por moda de qualidade.



Depois disto, gostava de conhecer a vossa opinião. 

10 comentários:

  1. Este post deixou-me a pensar. De facto, não sou capaz de comprar nada que seja falsificado, ou seja, que diga que é da Chanel, disto ou daquilo e não o seja efetivamente. Tenho as carteiras de marca que posso ter (as carteiras são a minha perdição) e o resto ficará para se algum dia houver oportunidade. O mesmo penso para calçado, perfumes, roupa.....

    No entanto, e foi isto que me deixou a pensar, não achei problemático comprar um colar no ebay que é uma cópia muito parecida com um colar que a Zara já teve. É verdade que não dizem que ele é da Zara e o vendem com uma marca chinesa própria (Fashion qualquer coisa), mas de facto eu sei que é inspirado num da Zara. Até que ponto isto será tão mau como comprar material contrafeito....?

    Será que isto equivale às cópias de design que a Zara faz dos grandes criadores e cada vez povoam mais as coleções da loja? Eles também não vendem a mala X como sendo um modelo Proenza Schouler, mas que são super parecidos são...

    Só para rematar, também acho um escândalo o número de lojas on-line que vendem material assumidamente contrafeito, sem problema nenhum com isso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes, mas por exemplo com os modelos que a Zara lança, tu vês que sao parecidas, mas nunca olhas para a da Zara a pensar que é a original da marca de luxo x, normalmente nao têm todos os pormenores e só imitam em linhas gerais. E alem disso sao marcas que funcionam dentro da lei (pelo menos penso eu), nas quais sao pagos os impostos e consegues ver toda a cadeia de fornecimento desde a produção até ao consumidor final e não anda por caminhos estranhos como no caso da contrafacção.
      Obrigada pela tua opiniao, gostei muito de ler e tb me puseste a pensar =D

      Vamos mas e ganhar o euromilhoes para comprar uma Chanel e uma Birkin, que achas? =)

      Eliminar
  2. Sou-te sincera, era capaz de comprar uma mala que fosse parecida com a modelo x da marca x, fosse na zara, fosse noutro lado qualquer. Mas malas que imitam tudo ao pormenor, nomeadamente a marca, isso não é muito o meu género de coisa. Primeiro, porque estou a incentivar um crime, segundo, porque por mais perfeita que seja há sempre algo que difere e que faz os entendidos perceberem que é falsa e terceiro, só me estou a enganar a mim própria. Quanto a outras coisas como peças de roupas e afins, sigo a mesma linha de raciocínio.
    Para mim, o mais escandaloso de tudo é comprarem maquilhagem contrafeita. Será que não têm consciência do perigo que pode trazer para a nossa saúde? Sim, porque sabe-se lá como e onde aqueles produtos são feitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas comprar artigos que sao inspirados noutros, não sou nada contra. Esses nunca são cópias fiéis nem vêm a publicitar uma marca que não é a deles. E esses não andam por caminhos estranhos de contrafacção e com a compra deles são pagos impostos como com outra peça qualquer.
      E sim, essa da maquilhagem tambem me choca, ainda arranjam um problema grave com essa brincadeira.
      obrigada =)

      Eliminar
  3. Eu gostaria muito de ter as peças verdadeiras, mas não podendo, não vou comprar falsificações.
    O "bom" de ter uma dessas peças é a qualidade, os acabamentos, os pormenores, etc. E isso não temos numa falsificação.
    Portanto, quando (reparem que disse quando e não "se" ;)) eu tiver dinheiro para uma verdadeira, ela virá cá para casa :)

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. As razoes porque desejava ter uma dessas malas são as mesmas que tu dizes. Quem gosta verdadeiramente de moda dá prioridade à qualidade e aos pequenos pormenores ao inves de comprar por comprar so para mostrar que se tem dinheiro ou que no caso das falsificações, aparentar o que não se é. Digo isto porque ja conheci casos.
      Como eu disse à Cê vamos mas é ganhar o euromilhoes e comprar uma verdadeira =)

      Obrigada pelo comentario =)
      **

      Eliminar
  4. Concordo, o encanto das malas ou roupas de luxo está nos seus materiais, acabamentos, pormenores e até nas próprias lojas ou embalagens, é todo um mundo diferente que nada tem a ver com o logotipo estampado por fora...as aparências continuam a dominar muita gente...quando o que importa é tudo o resto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo =) Concordo plenamente contigo.
      Obrigada Maria pelo comentario.
      Um beijinho*

      Eliminar
  5. Também não gosto de imitações, nunca gostei acho que tira totalmente a piada ao produto!
    Bj S

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos