terça-feira, 25 de março de 2014

As "pérolas" da blogosfera (dermocosmética e afins)* ou O mundo perdido da blogosfera...

Quem me costuma seguir no facebook (aqui),viu com certeza o meu desabafo de ontem à noite. Para quem não leu aqui fica:

"Tenho visto tanta asneirada por esta blogosfera fora que só tenho uma coisa a dizer: no que toca a problemas de pele e a dermocosmética, aconselhem-se com quem realmente sabe e não vão atrás de publicações aleatórias feitas por quem não percebe nada do assunto. Tenho visto com cada coisa que como farmacêutica, sinceramente começo a temer pela saúde pública. God..."


Neste momento aposto que muitas pessoas desse lado que sabem do que estou a falar. De há uns tempos para cá, conforme vou conhecendo mais blogs portugueses (ou não), tenho vindo a reparar em algo no qual aposto que também já repararam: a excessiva publicidade e a abordagem de temas dos quais as pessoas que os escrevem se nota à distância que não sabem minimamente do que estão a falar. Não pensem que venho para aqui com falsos moralismos, porque todas nós gostamos de experimentar produtos que as marcas enviam e eu não sou excepção, também quero receber brindes e não me importava nada de ganhar certas coisas que vejo por aí nos blogs com maiores seguidores mas, com uma coisa temos de ter cuidado, falar do que sabemos e com conhecimento. 

Como farmacêutica, tenho vindo a assistir diria que talvez com "medo", a certas publicações que por aí têm aparecido, nas quais as ditas bloguers aconselham produtos para problemas de pele que não podem, nem devem ser tratados de ânimo leve e que, caso fossem usados da maneira que eram aconselhados e nas situações que eram erradamente mencionados, podiam causar uns bons estragos. No meio disto tudo o que me choca é a quantidade de pessoas que vão atrás deste tipo de informações e que vão mesmo pedir conselhos a estas "especialistas" (ontem vi uma página de facebook de uma dita "conhecedora" da matéria que me chocou profundamente e para além das asneiras ditas, pelos milhares de seguidores que lhes pediam conselhos e que agradeciam bastante as dicas "espectacularmente úteis"). 

Não precisamos de ter um curso superior para falarmos de cremes e afins e para sabermos apresentá-los ao público que nos segue com dados seguros, basta apenas um pouco de pesquisa e não nos enfiarmos por caminhos complicados. Existem imensos blogs de interesse sobre cosmética e sobre maquilhagem em Portugal de pessoas que sabem mesmo muito sobre o assunto (o Make Down e o Bola de Sabão são dois exemplos) que vos aconselho a seguir e que ensinam imenso (sou leitora frequente). Aprendam que os produtos de dermocosmética não são inócuos e podem causar problemas se forem mal utilizados, que os esfoliantes  não são para usar todos os dias e a toda a hora, que nem todas nós precisamos de usar matificantes nem cremes que reduzem os poros, que vermelhidões ocasionais não são sinónimo obrigatoriamente de couperose nem rosácea, logo os cremes especificos para estes "problemas" não são adequados a todo o mundo e por fim,  um índice SPF6 não vos protege do sol mesmo que sejam morenas, e que lá porque não apanhamos escaldões não quer dizer que não estamos a agredir e a potenciar lesões futuras. (Apanhado das melhores "pérolas" que li).

E em relação ao resto nem digo nada. Apenas me custa ver certos blogs que acompanhava regularmente e de grande qualidade, transformados em espaços publicitários. É cansativo ver que todas as bloguers de Portugal agora bebem Lipton Yellow Label quando acordam, quando lancham e quando se deitam e que todas usam o CC cream Rosaliac da La Roche Posay e que é o melhor CC cream de sempre. 

Não sou melhor nem pior do que os outros, mas duma coisa podem ter a certeza, não me vão ver aqui a falar por falar e a apresentar produtos dos quais não sei nada e não disse que era farmacêutica por dizer, apenas para verem que sei um "bocadinho" do que estou a falar, porque trabalho diariamente com este tipo de assuntos.
Por fim, disponibilizo-me para vos ajudar sempre que precisarem de pedir algum conselho nesta área e por favor, em casos de problemas de pele peçam ajuda especializada.


A publicidade faz parte e ninguém nega a sua importância, mas é necessário saber filtrá-la.

A quem leu o meu desabafo, até ao fim, Obrigada.
Concordam ou discordam do que disse?


6 comentários:

  1. Concordo plenamente...
    O pior é que a mesma blogger que aconselha um produto hoje, amanhã recomenda outro e na semana seguinte foi a mais um evento patrocinado e aconselha outro, todos para o mesmo efeito.

    Não confio neste tipo de review. Acho que as marcas devem apostar nas bloggers e afins mas recomendar tudo e mais alguma coisa não é correcto...

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  2. Concordo plenamente com o que escreveste! E acho que tens toda a razão! Todas as peles e pessoas são diferentes, nem tudo o que dá para uns dá para outros. Não falar do que não se sabe. E em relação às publicidades, também me irrita um pouco, acho que é demais, e parece sempre ser tão forçado que pelo menos para mim nem fico tentada a experimentar ou ver as coisas. Não podia concordar mais com o que escreveste!
    Beijinhos

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  3. Exacto, concordo contigo, devem apostar nas bloguers porque e sem duvida um meio de publicidade que chega a muita gente mas o resto já passa por cada bloguer, Eu tambem nao confio muito, é tudo espectacular e limitam-se a copiar o que diz no site da marca. Existem excepções com as quais aprendo muito, mas não são muitas.
    Obrigada pelo feedback =)

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  4. Concordo plenamente. Além disso, quando começam a proliferar posts de uma determinada coisa pela blogosfera (exemplo do Lipton, mas há muitoooos mais), acho logo que a opinião da pessoa sobre esse produto já está claramente enviesada e descredibilizo...

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    1. Exactamente, é mesmo demais. Acho que o efeito é o contrário. :S

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  5. eh eh concordo, aparecem todas a beber chá ao mesmo tempo..
    O BB da Estée Lauder custa 38€, o da Benefit não tenho a certeza, mas penso que ronda os 32€/35€

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Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos