terça-feira, 4 de março de 2014

Óscares- sobre os Vencedores e os vencidos*

Melhor filme : 12 anos escravo.

Não, não e não. Já estamos fartos de filmes sobre a escravatura e os "contratempos" que ocorreram na História dos EUA. Um filme bom mas demasiado banal para um Óscar quando existiam nomeados como O Clube de Dallas (para mim tinha sido o vencedor). Acho que a maior parte dos filmes nomeados tem qualidade superior a este, não me surpreendeu mesmo nada.

Melhor realizador: Alfonso Cuarón, por Gravidade

Bem começamos por Gravidade, o filme é o típico blockbuster americano com efeitos especiais de qualidade e histórias sobrehumanas, e vale na minha opinião apenas por isso, e pela prestação de Sandra Bullock que faz o filme praticamente sozinha.
Este resultado aceito, já que é uma categoria mais "técnica", e nisso o filme consegue surpreender.

Melhor actriz: Cate Blanchett, por Blue Jasmine

Merecido, foi sem dúvida uma das prestações da sua vida e logo quando vi o filme comentei isso. Embora já a tenhamos visto em papéis irrepreensíveis em O Estranho Caso de Benjamin Button, em Elizabeth e claro no Aviador. Concorria com dois grandes nomes do cinema, Judi Dench e Meryl Streep, que também poderiam merecer o Óscar, e com Amy Adams e Sandra Bullock que apesar de terem interpretado com mestria os seus papéis em Golpada Americana e Gravidade (respectivamente), eram na minha opinião as candidatas menos fortes.

Melhor actor: Matthew McConaughey, em O Clube de Dallas

Sem dúvida, o prémio mais merecido da noite. Houve quem ficasse descontente pela estatueta não ter ido parar às mãos de Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street), mas se isso acontecesse não era minimamente justo, quando existe um Matthew com uma interpretação soberba na corrida ao prémio. (Apesar de concordar que o Leo já merecia um reconhecimento com um prémio deste calibre).
Uma das melhores interpretações de sempre numa actor nomeado, arrisco-me a dizer.

Melhor Actriz Secundária: Lupita Nyong'o, em 12 Anos Escravo

Aqui está uma interpretação premiada à exaustão que não percebo. Sim, a Lupita é uma promissora actriz que ainda vai dar muito que falar, disso ninguém duvida. Sim, fez um papel dramático e impressionante que nos chocou, mas estava à espera de mais. Para mim o Óscar teria ido para Jennifer Lawrence (Golpada Americana) ou melhor ainda, para a grande Julia Roberts (Um Quente Agosto).

Melhor Actor Secundário: Jared Leto em O Clube de Dallas

Muito bem entregue. Impressionante, desde a caracterização, à interpretação e à intensidade com que esta personagem nos "tocou". Well done.
Nesta categoria brilharam igualmente Barkhad Abdi (Captain Phillips) e claro Jonah Hill (O Lobo de Wall Street).

Melhor Argumento Original: Her- Uma História de Amor por Spike Jonze

Com bastante agrado, vi que o Her, não foi para casa de mãos a abanar. Aconselho vivamente a verem, embora não seja um filme banal ao qual estamos habituados, e por isso acho que pouca gente irá gostar de o ver, é um retrato romanceado de uma sociedade perdida para um mundo virtual e sim, o argumento é do mais mirabolante que existe, mas a piada do filme vem mesmo daí. 
Na minha opinião o prémio poderia ser também de o Clube de Dallas.

Melhor Argumento Adaptado: 12 Anos Escravo por John Ridley

Confesso que nesta categoria não tenho um preferido, acho que o prémio poderia ser entregue a qualquer um e estaria bem entregue.




Em relação às categorias mais técnicas das quais não vou falar com pormenor, gostei de ver O Grande Gatsby ser premiado com Melhor Direcção Artística e Melhor Guarda Roupa, sinceramente foi um filme demasiado esquecido e que mereceu ter mais destaque do que teve e claro, adorei ver O Clube de Dallas ser premiado pela melhor caracterização.

Em relação aos filmes de animação, aos documentários e aos filmes estrangeiros não me vou pronunciar porque ainda não consegui ver todos os que queria.

E para quem se atrasou a ver os filmes nomeados, aqui fica o resumo dos que valem mesmo a pena:











Digam-me da vossa justiça. 
Concordaram com os prémios?




2 comentários:

  1. A atribuição dos Óscares tem sempre muito que se lhe diga, nomeadamente os critérios de atribuição (às vezes não se percebem)!!

    http://thatsthe-way.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu nao posso falar pois não vi nenhum dos filmes, ainda...


    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos