segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ainda sobre as eleições...

Estou simplesmente chocada. Não existe outra palavra sobre o nível de abstenção que houve nas eleições europeias de ontem, para além de vergonhoso. Não consigo sequer perceber como é que 66% dos portugueses não está minimamente interessado no futuro do seu país, no futuro dos seus filhos, dos seus netos. E o que mais me choca é que muita da abstenção vem da parte de jovens como eu, que ainda tem toda uma vida pela frente e que a não ser que planeie em breve deixar Portugal, tem uma palavra a dizer e tem necessariamente de lutar pelo seu país. 

Para mim desculpas como "eles são todos uns trapalhões" ou " não percebo nada disso" não funcionam. Sim, eu também não acredito em muitos dos políticos que lá estão, mas maus profissionais há em todas as áreas e não podemos esconder a nossa falta de conhecimento com isso, além de que, se nos interessarmos minimamente, na imensidão de partidos que se candidatavam acredito que algum devia ir de encontro aos ideais ou princípios em que cada um acredita. 

Sei que os cadernos eleitorais podem não estar actualizados, sei que existem pessoas que não têm mesmo possibilidade de votar, nomeadamente idosos, sei que existem jovens que estudam/trabalham a milhares de quilómetros do sitio onde estão "inscritos" e por impossibilidade financeira não conseguem votar mas e os outros? Estão à espera que decidam por eles? Preferem ir passear ou não estão simplesmente para se chatear, até porque há o Rock In Rio e está-se tão bem na praia. E se acham que é uma maneira de protesto, estão muito enganados, porque se não se expressarem são esses "troca tintas" que tanto detestam que vão estar a "escrever" o vosso futuro, portanto não me parece que seja de facto a melhor atitude. Acham que estão a marcar uma posição ou acham que basta depois reclamar e isso vai mudar algo? 

E para quem acha que votar não vale os 20 ou 30 euros de se deslocarem à vossa cidade natal para votarem, acreditem que isso no futuro vos pode custar bem mais.
Desculpem o desabafo mas quando 100% dos portugueses critica o estado da nação e só 33% se digna a ir votar, há qualquer coisa que não está bem, mesmo nada bem. 

E digo isto, porque já cheguei a vir de propósito votar em véspera de um exame, e fiz 300 km para voltar à cidade onde estudava, quando era muito mais fácil ter ficado no meu cantinho, portanto sei do que falo e sei que há muito poucas desculpas que justificam a abstenção. E como dizia uma amiga minha ontem, se vejo idosos que a muito custo tentam exercer o seu direito, porque tanto lutaram para o ter, com que cara é que jovens de 20/30 anos o desprezam desta maneira?

Boa semana.*

Fonte: www.rtp.pt (Projecção. O valor real foi de 66%)

8 comentários:

  1. Eu fui votar e fi-lo sempre desde os meus 18 anos. Se há casos em que poderão existir justificações plausíveis, não as haverá para a maioria dos casos, o que é lamentável....

    ResponderEliminar
  2. O que é mais engraçado é que se perdessem o direito ao voto ainda iam reclamar, aposto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. LOL Para mim quem nao vota só tem um direito, o de ficar caladinho. E estou a falar de quem não vota porque não lhe apetece, não de pessoas que não tiveram mesmo hipótese de votar.

      Eliminar
  3. Não podia concordar mais com as tuas palavras. Eu desta vez não fui votar, mas é porque agora vim para a Inglaterra, mas desde os 18 anos votei sempre que pude, aliás só não votei uma vez e foi porque estava a muitos km da minha cidade natal (em trabalho). Deixa-me verdadeiramente revoltada como as pessoas se tornam inertes relativamente ao voto. Ah e tal, mas são todos iguais e blá blá. Então e não fazem nada? Não têm nada a dizer sobre isso? Só se juntam aos milhares quando a equipa de futebol, a, b ou c ganha? Então mas não andará muita gente com os valores e princípios trocados? Enfim...

    http://agirlsdream-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas na tua situação compreende.se perfeitamente agora jovens que não vão porque simplesmente não querem saber isso deixa-me mesmo revoltada. Jovens estes que estão a levar com desemprego, más condições de trabalho e sobrecarga de impostos e que tão a perder todas as oportunidades de futuro. Se não votam , nem vale a pena reclamar.

      Boa sorte por Inglaterra =) Beijinho

      Eliminar
  4. Vou apenas "dizer" o seguinte, os 4.42% de votos em branco e 3,07% de votos nulos merecem o meu voto de respeito e reconheço-os como votos de protesto.
    Quanto aos 65,34% de abstenção, dos que pensam que os respectivos sofás ainda não se moldaram o suficiente aos seus rabos e comodismo, merecem o meu voto de repúdio.

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos