segunda-feira, 7 de julho de 2014

E sobre o fecho dos cinemas em Faro...

http://filmspot.pt/artigo/cinemas-sbc-de-faro-fecham-portas-5179/

Hoje recebi a notícia de que os cinemas de Faro iam fechar e confesso que recebi esta notícia com imensa tristeza. Hoje todas as pessoas que não põem lá os pés há mais de dois anos reclamam com o fecho, hoje todos os habitantes de Faro se lembraram que existiam cinemas em Faro...

Algarve? Para uns sinónimo de férias mas para outros (muitos) é sinónimo de casa, do sítio onde vivem. Sim, há muitas pessoas que vivem no Algarve para quem não sabe, grupo no qual me incluo. Se preferia morar noutro sítio? Talvez. Se gosto de morar aqui? Gosto, mas se há coisa que me tira do sério é o facto de o país ser Lisboa e Porto. Sim, queridos leitores, existe Portugal fora destas duas grandes cidades.
Começo por dizer que a culpa é nossa, dos Algarvios, de certeza que os cinemas não fecharam só porque sim, de certeza que não tinham rios de dinheiro para manter toda a equipa que lá trabalhava nem para garantir boas condições numa área que não é por si só, pequena. Sim, a culpa é minha também que passei a frequentar menos o cinema, talvez devido aos preços, outras vezes porque só chegavam aqui os filmes super hiper mega comerciais de Hollywood que ainda são os que toda a gente gosta (-_-), tipo Twilight, Homem Aranha e Senhor dos Anéis. Pois o problema agora é outro... não vai chegar nenhum.

Cada vez me sinto mais revoltada com esta situação. Não me venham com histórias que não tem problema nenhum os cinemas terem fechado, que os filmes podem ser vistos em casa ou na Internet e não vale a pena ir ao cinema, já que sou da opinião que um verdadeiro apreciador de cinema sabe que ver um filme no cinema não tem comparação possível com ver um filme no tablet, no PC ou na televisão super xpto que se tem em casa.

Se sempre reclamei com a situação degradante do Algarve que só "acorda" no Verão quando há festas apinhadas de gente torrada pelo Sol, que só quer bebidas e agitação nos dias quentes de Agosto, neste momento não tenho palavras quando um dos únicos "espaços culturais" nos foi retirado. É grave uma capital de distrito não ter cinemas e é mais grave ainda termos a mentalidade que temos, e sei do que falo quando olho à volta e vejo locais giríssimos a fechar portas por falta de adesão, a cidade de Faro vazia e os residentes do Algarve que só sabem ir a um lado... praia. 
Sei que isto é um problema de mentalidades dificilmente ultrapassável, mas sei também que nem todos os residentes pensam da mesma maneira, e sei ainda que existem pessoas cultas que não lhes basta ir à praia no Verão, ir passear na praia na Primavera e ir para os bares na praia no Inverno, sei que há pessoas que procuram cultura numa zona sub-aproveitada e com imenso potencial. Sei que existem eventos que são realizados apenas uma vez pela falta de participação dos habitantes só porque não têm música aos berros e cervejas a cinquenta cêntimos. Peço desculpa pela franqueza mas há coisas que se tem de dizer e há mudanças que têm de ser feitas.

Hoje Faro está mais pobre e por muito que me custe dizer, a culpa é NOSSA.

Fico cada vez mais triste de ver que o nosso país não é só pobre economicamente, mas que é um povo pobre no que toca a mentalidades e isso só nós podemos mudar.

Desculpem o desabafo mas cada vez nos vejo mais a bater no fundo...


2 comentários:

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos