segunda-feira, 30 de março de 2015

A rotina # As fugas e os hobbies

Rotina? 
O ser humano precisa dela para se manter estável e em equilíbrio e disso ninguém duvida, mas por vezes, a mesma consegue levar-nos quase à loucura. Onde existe o meio termo? Quando é preciso quebrá-la?

Todos nós, principalmente quando chegamos à vida adulta, acabamos por criar uma rotina. Entramos e saímos quase sempre à mesma hora do trabalho, que muitas vezes não varia muito. Vamos almoçar ao mesmo sítio, preparamos as mesmas refeições, vamos ao ginásio naquela hora específica, saímos de casa para o trabalho à mesma hora, depois de toda uma rotina já memorizada, que realizamos sem dar por isso. Tendemos a viver a nossa vida de uma maneira que nos leva a evitar o stress, a ter um quotidiano organizado, sem demasiados sobressaltos. A rotina é necessária, porque todos nós, procuramos segurança e estabilidade, mesmo sem darmos por isso. 

Já repararam que até nas ocasiões especiais existem rotinas, muitas vezes escondidas sobre o pseudónimo de tradições, que nos impõem algumas regras e procedimentos obrigatórios a seguir e que nos levam a sentir culpados, quando estes não são cumpridos?Mais uma vez a rotina impera. 

Num dia a dia stressante com muito trabalho à mistura, não podemos, nem conseguimos evitar que o nosso quotidiano fuja do típico trabalho-casa, casa- trabalho mas, quando a rotina se instala por muito tempo, quem consegue não se sentir deprimido, com falta de energia e cansado? Com vontade de "fugir" e experimentar algo novo

Por isso, as fugas à rotina, que defendo tão afincadamente junto de família e amigos, passam a ser completamente obrigatórias e aconselho-vos a não se sentirem, de todo, culpados por precisarem delas.

Por vezes é preciso reagir, tirar uns dias para mudar de ares, para viver experiências novas, para conhecer o novo restaurante que abriu ou o filme que saiu à poucos dias e que apesar de pouco conhecido, nos deixou curiosas. É preciso fugir dos locais que integram o nosso dia a dia e evitá-los. Não precisa ser uma semana, por vezes basta um dia, ou um fim de semana, ou quando não é possível, não há nada como arranjar um hobby que nos satisfaça e com o qual nos consigamos desligar do resto, nem que seja por uma hora e isto faz toda a diferença.

Acreditem que quando voltarem à realidade, vão se sentir revigorados e os problemas sem solução aparente, tornam-se por vezes simples, sendo que a energia para lidar com eles é outra. Por isso e cada um à sua maneira, é fulcral procurar estes pontos de escape, que são indispensáveis para o equilíbrio na nossa vida. Seja para organizar ideias, relaxar ou mesmo para pensar sobre alguma decisão importante, que precisa ser tomada, o importante é descobrir o que funciona connosco e isso implica auto-conhecimento e experimentação, o que pode não ser fácil de descobrir à primeira tentativa.

Para mim estes escapes, prendem-se com viajar ou passar um fim de semana fora, quando é possível. Quando não o consigo fazer, o blogue é uma das minhas melhores terapias. Já repararam, que por vezes bastam coisas simples deste tipo, para nos deixar mais calmas e felizes?


E não se culpem por tirarem um tempo só para vocês e para fugir dos vícios da rotina, trata-se de cuidar da nossa saúde mental, que merece tanta importância como a física.  ;)

Que me dizem? *




1 comentário:

  1. A rotina é necessária mas ainda mais necessária é quebrar a rotina e proporcionamos a nós mesmos momentos únicos e diferentes do dia a dia

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos