segunda-feira, 30 de março de 2015

Domingo foi dia de ... Cinema Francês # Um Verão na Provença*






Embora seja uma aprendiz no que toca a cinema francês, posso-me considerar uma apreciadora do mesmo. 
Já há vários anos, que tento variar ao máximo, os filmes que vejo, não me contentando com os sucessos de bilheteira de Hollywood. Sou daquelas que adere a cinema mais alternativo, que vibra com filmes portugueses e que não desiste de ver, filmes desconhecidos da maioria, embora o faça menos do que gostava. Em Portugal, embora não seja nada fácil, aceder a este tipo de cinema, principalmente se residirem fora de cidades como Lisboa e Porto, não é impossível, é apenas mais trabalhoso, mas vale muito a pena.

Um dos filmes do dia de ontem, foi este "Um Verão na Provença". Quando vi o trailer, já há algum tempo atrás, chamou-me a atenção a simplicidade do mesmo, por ser uma história familiar e por retratar a temporada de Verão, numa das zonas que afirmam ser das mais bonitas de França. Os dados para um óptimo filme estavam lançados e foi isso mesmo que aconteceu.

Três jovens residentes em Paris, são "enviados" para a casa dos seus avós, durante o Verão, depois do divórcio dos seus pais e da incapacidade da mãe de ficar com eles por motivos profissionais. O problema é que o avô que não conheciam, não é à primeira vista, a pessoa ternurenta e calma, que pensávamos. 
Conflitos familiares, histórias do passado e um "criar laços" lento e atribulado. Alguns clichês familiares e típicos de adolescentes. Uma relação linda, bastante cúmplice e pura entre o neto mais novo e o avô. Uma viagem que tem o poder de mudar tudo. Um redescobrir a vida. 

Uma história simples, real e que facilmente pode acontecer por esse mundo fora. Nada de extraordinário, eu sei. Mas não é essa a beleza fácil de um filme? Contar uma história simples, com a qual nos podemos identificar? E quem conta este tipo de histórias, melhor que o cinema francês?

Aconselho.
*

2 comentários:

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos