sábado, 1 de dezembro de 2012

Sobre as compras online...




Se há algum tempo atrás ninguém imaginaria que as compras passariam a ser feitas online significativamente e que daí nasceria todo um novo mercado e conceito de comércio de moda, hoje já são poucas as pessoas que ainda não se "aventuraram" por este "mundo novo". Hoje, já não é necessário corrermos para o centro comercial para conseguir o melhor desconto, a melhor peça, a tal peça em tal número que não existe em loja nenhuma. Hoje, podemos fazer tudo isso à frente do nosso PC, sem termos de sair de casa e se para muitos ir ao shopping e às compras é uma terapia, um vício ou algo que dá prazer, para muitos outros é uma verdadeira dor de cabeça ter de andar em confusões, principalmente naquelas que presenciamos em vésperas de épocas festivas ou mesmo nos tão aguardados saldos.

Assim, pouco a pouco ou talvez não, as compras online ganharam terreno e já existem marcas que apostam unicamente neste tipo de transação online, não tendo qualquer loja física e não sendo por isso menos requisitadas.

Como caso flagrante deste tipo de site, temos a ASOS que sendo uma loja multimarca tem peças de várias lojas conhecidas, tendo igualmente uma linha sua muito apelativa. Como outros exemplos temos a OASAP, a SheInside, a Rowme, entre outras. Além destas que se dedicam unicamente a vendas online, temos também o exemplo de grandes multinacionais que expandiram as suas vendas também para este sector, como é o caso de todas as lojas pertencentes à Inditex (Zara, Oysho, Pull and Bear,...), Blanco, Mango, Springlfield. Penso que a única que falta é mesmo a Primark. Para além de podermos pagar as peças e levantarmo-las em loja (sem pagar portes de envio), podemos também devolvê-las caso mudemos de ideias sem nenhum custo acrescido. 

Claro que existem desvantagens, como é o caso de a cor da peça não ser exactamente aquilo que esperávamos, ou não podermos experimentá-la para verificar se é o tamanho certo. Outro dos maiores medos é o factor pagamento, o qual acho que é mesmo o meu maior receio, por isso antes de efectuar a compra devemo-nos certificar e "estudar" o destinatário do nosso dinheiro. Em casos de multinacionais penso que não temos esse problema. Mas não se esqueçam que na maior parte dos casos o pagamento tem de ser feito com cartão de crédito. Agora é só pesar os prós e os contras.

Falando da minha experiência própria, já fiz compras online algumas vezes (Zara, Mango, Asos, Ebay) e nunca tive nenhum problema. Algumas demoraram mais, mas podemos sempre seguir a rota das encomendas e prever a sua data de chegada. Não sei se vos acontece mas por vezes quero ver peças novas e diferentes, saindo do âmbito das lojas do costume e esta é uma boa maneira para o fazer, além de que ficamos sempre entusiasmadas por saber que a encomenda está a chegar. Eu sei que vocês também ficam. 

E vocês, costumam comprar online? 

Já tiveram alguma má experiência? 


8 comentários:

  1. Eu já comprei imensas coisas no ebay :)

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei uns sapatos. Demoraram so um pouco a chegar. Mas gostei do serviço =)

      Eliminar
  2. Já comprei várias coisas online e também nunca tive problemas :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Faço compras pelas asos.com e gosto muito!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca comprei nada online e não é algo que me cative muito, sinceramente. Jóias/bijuteria, talvez, mas roupa e sapatos não. Precisaria de experimentar. Mas o meu namorado já encomendou do net-a-porter e da shopbop e correu sempre bem.
    beijinhos,
    Diana do http://thegirlwhocouldntbeafashionista.blogspot.ie/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te. Eu ja comprei calçado online e até agora correu bem, mas em lojas em que a devolução era grátis. =)

      Eliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos