segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Before Midnight* O Filme (Ou a trilogia)



Tudo começou em 1995 com "Before Sunrise" e quase passados 20 anos, o encanto do filme e a sua linha condutora continuam as mesmas e por isso continuam a encantar-nos e a fazer-nos querer voltar a 1995, onde tudo começou. Isto claro sem esquecer, o "Before Sunset" de 2004.

Para quem não embarcou na viagem destes três filmes, digamos que se trata de uma história de amor, que nem sempre é como nos contos de fadas, uma relação real, nascida do que alguns podem chamar de uma loucura e muitos outros chamam de destino. E foi assim que durante uma viagem de comboio os nossos protagonistas se conheceram e resolveram passar uma noite de descoberta em Viena, e ao amanhecer voltaram aos seus destinos, prometendo encontrar-se passados uns anos. Surreal e mágico.

Depois de anos e anos de história, somos transportados até à Grécia dos nossos dias, que serve de cenário a "Before Midnight". Aqui não vão encontrar um amor perfeito, sem contratempos nem falhas mas sim, uma relação real, feita de discussões e de uma harmonia conseguida por um excelente conhecimento do outro. Desengane-se quem pensa que se trata de um romance numa paisagem idílica, trata-se sim de um diálogo longo e ininterrupto de questões, que vão percorrendo os vários minutos do filme, sem que nos cansemos. Mais uma vez estes dois actores encarnam os papéis que tão bem interpretaram da primeira vez e nos fazem querer mais sequelas do filme. Mas não, este é o fim desta história de amor que nos apaixonou durante quase duas décadas, um amor mágico, imprevisto e imprevisível, estranho e sem futuro, mas que se tornou real e coeso. E nós adorámos ver este percurso e acompanhá-los nesta aventura em que, desde o momento em que saíram do comboio para uma noite em Viena que se tornou na melhor noite das suas vidas, nos fizeram questionar "E se fosse comigo, teria ido?" E não será esta a melhor lição do filme?

Mas não haverá continuação, a temática original e bem conseguida chegou ao fim e vamos sentir saudades dela.
Para os mais saudosistas, temos sempre a possibilidade de rever os filmes vezes a fio. Eu incluo-me nessa lista.

Aconselho-vos a ver/rever todos os filmes.
Quem conhece, conte-me aqui a sua opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos