sábado, 17 de janeiro de 2015

Testado e aprovado # Loção adstringente e gel de limpeza Effaclar (La Roche-Posay)








Antes de começar esta publicação alerto-vos para o facto de nem todas as peles serem iguais e precisarem do mesmo. Muitas vezes os tipos de pele são mal "auto-diagnosticados", por isso informem-se bem antes de optarem por algum produto de tratamento/cuidado de rosto mais específico e peçam ajuda a quem sabe. Não usem só porque sim, porque apareceu no blog x ou y ou porque conhecem quem use.

Em relação à gama Effaclar da La Roche Posay, é pela minha experiência própria e pelo feedback que já recebi, uma das gamas de cuidado da pele mista/oleosa de excelência. Os produtos vão desde os cuidados básicos de limpeza e hidratação aos complementos de tratamentos anti-acneicos para estados mais severos (prescritos por dermatologistas).

A minha pele é mista, tendo zonas onde é particularmente oleosa, na chamada zona T (testa, nariz e queixo) e com poros abertos na zona circundante do nariz, o que por vezes se torna inestético e leva a brilhos e excesso de oleosidade ao longo do dia. Durante o ano, existem alturas em que a oleosidade tende a agravar e os poros abertos ficam mais evidentes, por isso numa dessas alturas resolvi experimentar a loção adstringente micro-esfoliante com compostos seborreguladores e LHA, um queratolítico, que ajuda a desobstruir os poros e a torná-los menos visíveis. Este produto é para utilizar na pele limpa, com a ajuda de uma compressa/algodão. Não o utilizo todos os dias, mas tenho gostado dos resultados, que se conseguem notar após algum tempo de aplicação. Tenham muito cuidado com o contorno dos olhos, nada de o aplicar nesta zona. Numa das minhas primeiras aplicações, passei a compressa embebida no produto, (por distracção) bem perto do contorno dos olhos e fiquei com esta zona muito irritada, seca e a repuxar imenso e foram precisos alguns dias e muita hidratação para que voltasse ao seu estado normal.

Em relação ao gel de limpeza, é outro dos produtos amigos de uma pele mista/oleosa. Atenção se a vossa pele apesar de oleosa, se encontra sensibilizada ou desidratada, nestes casos não é de todo a melhor ideia para um produto de limpeza. Trata-se de um óptimo produto, que limpa a pele da forma desejada, sem a agredir. Ao contrário de alguns géis demasiado detergentes, que levam a seborreia reactiva, não sinto que isso aconteça neste caso. Tem uma textura agradável, não sendo demasiado pastoso e retira-se sem dificuldade. 
Dois produtos que vou continuar a usar, que no meu caso funcionam bem em combinação com a minha restante rotina (sérum e creme) que depois tenho de vos mostrar. Mais uma vez chamo a atenção de que esta pode não ser a combinação de cuidados mais adequado em todas as situações, por isso avaliem bem o vosso caso. Por vezes caímos no erro de usar produtos que acabam por retirar em excesso a camada de gordura da pele e isso só piora toda a situação.

Depois destes cuidados, não nos podemos esquecer da hidratação. Não a descurem por possuírem pele mista/oleosa. Existem desta mesma gama, várias opções, assim como em marcas como a Uriage, Caudalie, (entre outras) e não se esqueçam da protecção solar, que é fulcral em pele com imperfeições, para impedir manchas indesejadas. Existem igualmente bons protectores solares com textura fluída. Se quiserem sugestões é só pedir. 

Espero que tenha ajudado.
Estou disponível para responder às vossas perguntas.

Conhecem esta gama? Que opinião têm?* 



3 comentários:

  1. Gosto muito dessa marca, estou a usar uma água micelar dela, e adoro! :)

    Isa M., Tic Tac Living

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma óptima relação qualidade/preço. Até agora adorei tudo o que experimentei.
      Beijinho Isa =)

      Eliminar
  2. Esses nunca experimentei...mas os que tenho usado da La Roche adoro..principalmente solares.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos