quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Viagem a Viena # Os palácios que não podem perder*

Palácio Schonbrunn


Localizado fora do centro de Viena (como se pode imaginar pelas dimensões), é um dos palácios mais imponentes e o número um, no que toca a visitantes
Tratando-se da residência de Verão da família imperial austríaca, foi considerado por muitos como o Palácio de Versailles de Viena. Para além do palácio em si, tem uma zona exterior gigantesca, que alberga para além dos inúmeros jardins, o zoo mais antigo do mundo, datado de 1752.
Optámos por visitar o palácio no dia a seguir à chegada, aproveitando o autocarro turístico (daqueles que fazem uma visita panorâmica pela cidade, permitindo aos ocupantes sair e entrar nas paragens assinaladas). 
Chegámos a meio da manhã e embora existisse fila para entrar, foi relativamente rápido o acesso. Escolhemos o Pass clássico, que permitia a visita ao palácio e a algumas atracções dos jardins em redor, nomeadamente a Orangerie e a Gloriette (espécie de miradouro). Existe bastante variedade de bilhetes, nomeadamente alguns combinados que podem ser interessantes. (Atenção: dependem da altura do ano em questão).
Aconselho-vos a guardarem pelo menos uma manhã inteira, ou uma tarde para a vossa visita, porque aqui é tudo em ponto grande e demora-se bastante tempo, a chegar de um local ao outro.
Existem cafés e restaurantes dentro do recinto, o que no nosso caso foi muito útil, para almoçar e comprar garrafas de água gelada, de forma a conseguir suportar o calor que se fazia sentir.


Orangerie

Ao fundo podem ver a Gloriette

Vista dos jardins. Já reparam na dimensão do palácio?
O passe



Palácio Hofburg



O Palácio Hofburg é outro dos pontos chave da cidade de Viena, ocupando o papel de residência oficial imperial, bem no centro da cidade. 
Aqui dentro, os maiores destaques vão para os apartamentos imperiais e o museu da Sissi. Existe igualmente uma colecção de objectos, utilizados pelos imperadores e pela corte, mas sendo sincera, não vale a pena visitar (no dia em que fui, estava um calor infernal e as salas estavam apinhadas de gente).
Tenham igualmente atenção, porque existem muitos tipos de bilhetes disponíveis, incluindo um combinado que vos permite o acesso ao Hofburg e ao Schonbrunn. Um pormenor bastante positivo, que parece ser comum em Viena, é o acesso a um audioguide, incluído no bilhete, que nos permite aprender um pouco mais sobre os locais em questão e sobre a História da Áustria, à nossa medida. Gostei bastante do museu dedicado à famosa Imperatriz Sissi, com peças de vestuário e objectos pertencentes à mesma. Não sei se têm noção, do porquê de ela ser tão conhecida/amada/odiada, mas vale a pena espreitarem um bocadinho sobre a História dos Hasburgos, é realmente fascinante.


Palácio Belvedere





O Belvedere é outro dos palácios que merece a nossa visita. Funcionou como residência do Princípe Eugénio de Sabóia, aquando da sua saída de França e mudança para Viena. Ao contrário do que acontece nos outros dois, este é mais estilo museu, com variadas obras de arte (incluindo contemporânea), onde a maior atracção, é a meu ver a colecção de Gustav Klimt, o famoso pintor, autor da obra "O Beijo", que é um dos símbolos da Áustria, presente em todo o tipo de souvenirs. Existem sempre exposições temporárias, para além das colecções fixas do palácio. Para quem aprecia arte, é sem dúvida uma visita obrigatória. Os jardins também merecem destaque e não podem deixar de tirar uma foto no espelho, que existe a meio caminho, entre o Upper Belvedere e o Lower Belvedere.

"O Beijo"

Não quis entrar em muitos pormenores sobre cada local para não vos "cansar", mas estou disposta a responder a mais questões da vossa parte. 

Um grande conselho, não guardem apenas uma hora ou duas para cada sítio, porque não chega para ver o principal. Lembro-me que no dia em que visitámos o Belvedere, tínhamos planeado ir a outro museu na mesma manhã e não conseguimos.
Foquem-se nestes três locais e planeiem o resto da vossa viagem, a partir destas visitas essenciais. Cada um destes palácios tem sites muito completos e com toda a informação que precisam, desde preços, tipos de bilhete, horários, exposições e acessos/mapas, por isso espreitem quando estiverem a planear a vossa viagem.

Espero que tenham gostado, eu como amante de tudo o que é História, adorei cada um.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos