quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Desabafos farmacêuticos de Verão*

Não pretendo com isto gozar com as situações  nem com as pessoas em causa, mas sim chamar-vos a atenção para alguns aspectos que às vezes me deixam a mim e a colegas meus com os cabelos em pé.

Escaldões - Ok, apesar de tudo o pessoal acaba por se descuidar quando chega a altura de apanhar sol e passa tempo a mais exposto, principalmente nas horas em que a exposição solar está contra-indicada (principalmente entre as 12h e as 16h), agora crianças pequenas com escaldões deixam-me com os nervos em pé.
Não percebo como é possível permitirem este tipo de asneiras. Chega o fim do dia e lá aparecem os pequenos com a cara toda vermelha. Será que depois de campanhas atrás de campanhas, de conselhos de milhares de profissionais de saúde, os responsáveis por estas crianças não aprendem? No outro dia estava numa esplanada ao pé da praia à hora de almoço (14h) e era vê-los a correr pela praia, enfiados dentro de água ou mesmo deitados ao sol. Fico simplesmente chocada.

"Alergias solares"- Digamos que este é o segundo problema mais comum a partir de Abril/Maio. Em poucas palavras, caracteriza-se por pequenas borbulhinhas que aparecem normalmente nas áreas expostas ao sol como braços, pescoço, peito e que vêm acompanhadas de imensa comichão e sensibilidade cutânea. Normalmente nos casos menos graves pode ser tratada facilmente com anti-histamínicos e com cremes com calamina (por exemplo). Ao dispensar este tipo de produtos informo sempre a pessoa que não pode apanhar sol nos próximos dias. Aqui é que as coisas se complicam quando começo a ouvir "Ah mas assim não me bronzeio", ou "Mas estou de férias, não consigo não apanhar sol" ou "Mas isso não posso fazer, vou agora mesmo para a praia" e é nesta altura que a minha expressão muda drasticamente. 
A questão que se põe é: quer ficar bem ou não? É que para além da pele estar extremamente sensibilizada, pode facilmente ficar manchada e se a alergia é despoletada pelo sol e calor, o que acham que vai acontecer se continuarem a estar expostos? Fica a questão...

Inflamações/infecções de garganta- Deste caso só consigo ficar com pele de galinha com mães que me dizem que a dor de garganta da criança começou ontem à noite, mas entretanto hoje passou o dia todo na praia/piscina e parece que depois disso ficou com um bocadinho de febre. A sério? E no caso de otites, quando o atendimento acaba com um "evite que entre água para o ouvido" e recebo um "O quê? Não posso mergulhar?Impossível." Really? -_-



E aqui fica um pouco dos meus dias e um alerta para vocês.
*



2 comentários:

  1. Ainda ontem falava disso mesmo com o meu tio...ele trabalha no hospital entao diz ser comum ver entrar crianças com escaldoes enormeeees!!! como é possivel!! Uma coisa sou eu apanhar um escaldao ou coisa é ser irresponsavel e deixar um filho meu apanhar :S

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Escaldões hoje em dia de facto já não é admissivel!
    Bj S

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos