quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vida saudável #1 - Alimentação*

Do alto dos meus 25 anos gosto por vezes de dizer a mim própria "já não tens 16 anos" e isto tudo porquê?


Sempre fui relativamente magra, ou talvez como muitas pessoas se intitulam, "uma falsa magra", já que pela minha altura média/alta (1.70m), acabo por disfarçar à primeira vista algumas gordurinhas fora do sítio, tendo passado mesmo alturas em que quis engordar e não conseguia. Até cerca dos meus 22/23 anos comia tudo o que me apetecia, nunca fui muito louca por bolos mas os chocolates e as pizzas e lasanhas faziam várias vezes parte da minha vida de estudante universitária, que não está para se preocupar muito com o que come. Com isto não quero dizer que comia terrivelmente mal, apenas que os cuidados alimentares não eram muitos, já que confesso que nunca fui de comer quantidades excessivas nem comida demasiado calórica diariamente. 

Quando acabei a universidade achei que era altura de mudar os meus hábitos um bocadinho e tentar cortar nas refeições mais pesadas e substituir por comida mais saudável. No último ano, com esta onda saudável por todo o lado, comecei a interessar-me mais por este modo de vida e a informar-me sobre o assunto. Comecei a tornar os lanches entre refeições mais saudáveis e a evitar ingerir demasiadas refeições com calorias a mais. 

Se estou a fazer dieta? Definitivamente não. 

Se tenho demasiadas restrições? Longe disso, até porque se há coisa que não abdico são as jantaradas com amigos. 

Não tenho paciência para "maníacos por alimentação saudável", daqueles que não comem nada que possa ter uma grama de gordura a mais, ou comem tudo magro, que vão atrás de todas as modas e dietas maravilhas, nem que abdicam de convívios (muito frequentemente) porque não querem "escorregar" na sua "obsessão saudável". Acho  até mesmo deveras preocupante quando a parte social e o convívio com os amigos e família começa a ser prejudicado devido a esta obsessão desmedida.

Não percebo qual é o interesse de ver fotos de pessoas antes, depois, durante o treino no ginásio, nem de ver fotos de modelos com corpos esbeltos porque nunca vou ter 3 horas por dia, 30 dias por mês para treinar como elas e não, não me estou a desculpar, só não vejo qual é o interesse de tanta exposição inútil. Nunca fui de extremos e mais uma vez acho que a nível de alimentação, o equilíbrio está em saber comer com moderação. Gosto de aveia, de fruta, de vegetais e de sumos verdes mas não é por isso que vou abdicar de tudo o resto que está associado a um bom almoço ou jantar ou que me vou sentir mal quando comer pontualmente aquela fatia de bolo de chocolate fantástico do café da frente ou aquele hambúrguer fenomenal mesmo aqui ao lado. 


Vida saudável sim, mas sem obsessões.




E por aí, já se tornaram adeptas de uma vida mais saudável?*

1 comentário:

  1. Me me me :) Também estou contigo. Nada de demasias. Se um dia me apetecer um bolo então vou comer o bolo e tenho cuidado o resto da semana. Não podemos ser escravos da comida saudável por vezes também faz bem comer umas coisinhas que fazem menos bem mas lá está tudo com medida e contenção ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos