terça-feira, 15 de setembro de 2015

A polémica das capas de revistas # O marketing no seu pior/melhor.

Que certas revistas/jornais sobrevivem de polémica, de capas sensacionalistas e "chocantes", disso já todos nós sabíamos. 

O problema é que estamos num país que vive disto e isso entristece-me.
Aproveitar a nudez de forma gratuita faz vender milhares de revistas e isso nota-se.

Centenas de pessoas aplaudem as mulheres que têm a "coragem" de se despir para a capa de uma revista e aqui eu pergunto. Coragem? Coragem de quê? Valorizar a mulher, como? Qual é a necessidade? Não estão estas falsas moralidades a esconder o único propósito apoiado na mítica frase "Falem bem ou mal, o interessa é que falem?" Quando se afirma que estamos a lutar para que a mulher não seja tratada como um objecto, com este tipo de capas, não estaremos a contribuir para isso?
Não nos vamos esquecer, que certo tipo de pessoas precisa de aparecer, de entrar em em escândalos, de dar entrevistas chocantes, para conseguir manter-se à tona, num mundo competitivo e efémero.

Dizem que gostos não se discutem, mas num país onde uma capa com uma actriz nua, esgota por todo o lado e uma política passa a ser conhecida por todos, pelos mesmos motivos, não será de mais? Somos assim tão inocentes, que pensamos que aquilo tem outro propósito para além de gerar vendas?
Antes posar nua para uma revista era considerado "impróprio", agora é moda e motivo de orgulho, pela suposta coragem e a pessoa é elevada à categoria de super heroína.
Estou confusa.


4 comentários:

  1. Concordo imenso contigo, passei o fim de semana a dizer isso ao meu grupo de amigos - se queremos ser feministas e queremos igualdade de género, porquê, despir-se DUAS vezes nua para revistas?!
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Ao fazer isto só piora a situação, não faz sentido nenhum...

      Eliminar
  2. Faço minhas as tuas palavras. Não é a posar-se nua para capas de revista a melhor luta para a igualdade de género; existem formam bem mais nobres e menos polémicas de se fazerem. Mas como isto tudo de lutas, debates, política e afins leva sempre ao mesmo fim (DINHEIRO), quem lucra com tudo isto são as revistas que vendem "às paletes".

    Cidadã do mundo desconhecido
    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, só me "choca" a maneira como as pessoas são influenciadas por este tipo de "capas", e como passam a idolatrar as intervenientes. As revistas esgotaram de norte a sul, isto é surreal...

      Eliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos