sexta-feira, 1 de abril de 2016

O vício da leitura está de volta # D. Amélia




Desde pequena que sempre li bastante mas, talvez desde a altura em que comecei a trabalhar, ou mesmo desde o tempo de faculdade, noto que tenho lido menos, acredito que por falta de disponibilidade e também por me dedicar bastante a séries e filmes.
Não há tempo para tudo, é um facto.

Nos últimos tempos tenho tido mais necessidade de, ou antes de dormir, nas horas de almoço, ou mesmo quando chego a casa depois do trabalho, desligar-me de tudo o que é tecnologia e ler. São pequenos momentos que me sabem bem e que voltaram aos poucos, a reacender a minha paixão por livros.

Como também já disse várias vezes por aqui, adoro História, sempre foi uma das minhas disciplinas favoritas na escola e desde criança, que sempre procurei tudo o que tinha a ver com esta temática, por isso numa visita à Fnac, resolvi comprar um livro da conhecida Isabel Stilwell, dedicado por inteiro a uma das Rainhas mais marcantes da Monarquia Portuguesa, D. Amélia, casada com D. Carlos e mãe do último Rei de Portugal, D. Manuel II
Aqui é retratada a sua vida desde a infância, a vinda para Portugal e claro o chocante Regícidio, no qual perdeu o seu marido e filho mais velho.

A escrita é cativante e fácil de ler, sem descurar nada. As descrições fazem-nos criar uma "imagem" da rainha, com a qual acabamos por simpatizar e que acaba por nos ligar ainda mais ao livro e à história em si. A crise que a Monarquia vivia e o descontentamento que aumentava em Portugal também estão bem presentes, assim como toda a instabilidade decorrente.

Quando acabei de ler este livro, só pensei que tinha mesmo de ler o resto das obras de Isabel Stilwell sobre as Rainhas de Portugal.

Para as amantes de História, aqui está algo que não podem mesmo perder.
Aconselho.*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos