sexta-feira, 1 de abril de 2016

O vício da leitura está de volta # D. Amélia




Desde pequena que sempre li bastante mas, talvez desde a altura em que comecei a trabalhar, ou mesmo desde o tempo de faculdade, noto que tenho lido menos, acredito que por falta de disponibilidade e também por me dedicar bastante a séries e filmes.
Não há tempo para tudo, é um facto.

Nos últimos tempos tenho tido mais necessidade de, ou antes de dormir, nas horas de almoço, ou mesmo quando chego a casa depois do trabalho, desligar-me de tudo o que é tecnologia e ler. São pequenos momentos que me sabem bem e que voltaram aos poucos, a reacender a minha paixão por livros.

Como também já disse várias vezes por aqui, adoro História, sempre foi uma das minhas disciplinas favoritas na escola e desde criança, que sempre procurei tudo o que tinha a ver com esta temática, por isso numa visita à Fnac, resolvi comprar um livro da conhecida Isabel Stilwell, dedicado por inteiro a uma das Rainhas mais marcantes da Monarquia Portuguesa, D. Amélia, casada com D. Carlos e mãe do último Rei de Portugal, D. Manuel II
Aqui é retratada a sua vida desde a infância, a vinda para Portugal e claro o chocante Regícidio, no qual perdeu o seu marido e filho mais velho.

A escrita é cativante e fácil de ler, sem descurar nada. As descrições fazem-nos criar uma "imagem" da rainha, com a qual acabamos por simpatizar e que acaba por nos ligar ainda mais ao livro e à história em si. A crise que a Monarquia vivia e o descontentamento que aumentava em Portugal também estão bem presentes, assim como toda a instabilidade decorrente.

Quando acabei de ler este livro, só pensei que tinha mesmo de ler o resto das obras de Isabel Stilwell sobre as Rainhas de Portugal.

Para as amantes de História, aqui está algo que não podem mesmo perder.
Aconselho.*

1 comentário:

  1. Eu adoro, adoro ler. O genero a que recorro mais vezes é o romance. Mas nos entretantos gosto de outros generos. Quero muito ler algo da Isabel Stilwell mas ainda não tive oportunidade. Este que partilhaste parece ser bastante interessante. Já tinha reparado nele. Fica registado na lista interminável de livros para ler ;D
    Blogger @ The Girl In Jeans
    Facebook @ The Girl In Jeans
    Arts&Crafts @ Três Azul

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos