segunda-feira, 30 de julho de 2012

Culto do bronzeado


Como país de praias que somos temos intrincado este gosto exagerado pelo bronzeado e,quando levado ao extremo é um culto desmesurado que me irrita. Desde que me lembro que, não há Verão que passe, que não se vejam por aí pessoas com a pele numa lástima completamente torradas pelo Sol, depois de horas e horas expostas directamente sem protecção solar ou com protecção solar mal aplicada ou desadequada. Não me interpretem mal, eu gosto de ver um certo tom bronzeado na pele, dá um ar mais saudável mas, ainda não houve ninguém que me explicasse o porquê de uma correria tão desenfreada a uma exposição solar completamente exagerada. Já que ninguém ainda parece acreditar que os escaldões potenciam imenso o melanoma, sabe-se ainda que potenciam  o envelhecimento precoce da pele e existem inúmeros estudos que o comprovam.
Sim, sou branquinha e ganhar um tom é complicado (a minha pele é assim, que hei-de fazer) mas, peço desculpa se não passo horas e horas a torrar ao sol para depois ficar mais escura que a X ou a Y.O que não é particularmente bonito. Sim estou farta de ouvir "ah mas tu não vais à praia", "ah estás tão branca, estás doente?".Para além de que, parece que neste momento não existe nenhum programa alternativo à praia. Um exagero. Eu vou à praia, gosto de apanhar sol mas por favor existem limites.

3 comentários:

  1. Eu sinceramente também não percebo! eu detesto apanhar sol e não gosto nada de me ver morena, mas gosto de ver certas pessoas bronzeadas, mas nada exagerado!
    Theblackeffect.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro quando chego ao verão e posso-me livrar daquela cor de lula, e adoro ver peles bronzeadas, dão um ar super sexy!

    Mas concordo a 100% contigo que o que é demais enjoa e aquelas peles demasiado torradas é feio, o demasiado queimado deixem para os indianos...

    E claro, é preciso ter sempre em atenção os cuidados para o sol, que acho que muita gente infelizmente não tem (especialmente essas pessoas que ficam tostadas no verão). Além de poder provocar problemas sérios a nível de pele (que normalmente pensam que essas coisas só acontecem aos outros), a exposição exagerada e desprotegida envelhece a pele.

    Eu falo por mim, não quero chegar aos 35-40 anos e já andar a chorar por ter rugas em todo o lado...

    Beijinhos*
    http://catarinosca.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos