sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A falta de civismo de alguns* (Saltos altos e afins)

Hoje sei que vou lançar uma questão controversa aqui por estes lados, mas embora o faça como forma de desabafo, faço-o igualmente para chamar a atenção sobre este assunto.
Não percebo o que se passa com certas pessoas desta nossa espectacular sociedade. Já há algum tempo que isto tem sido algo que me afecta e que tem vindo a irritar-me cada vez mais.

Digam-me por favor porque é que certas pessoas andam com os seus saltos altos e fazem um barulho enorme que assusta qualquer um, em situações de silêncio, em que incomodam e muito quem está à volta. Como é possível algumas mulheres tornarem um barulho normal e que passa despercebido em algo tão ensurdecedor?

Como podem imaginar e sendo mulher, gosto bastante de usar saltos altos.

Podem-me chamar picuinhas ou o que for, mas certamente que não acham agradável acordar bem cedo com alguém no andar de cima com aquele toc toc irritante (e anormal) que não dura breves minutos mas toda uma interminável meia hora ou mais, principalmente caso estejam nos vossos dias de descanso semanal ou em dias que tenham necessitado de trabalhar/estudar até tarde na noite anterior.
O que mais me irrita nisto tudo, é que sempre que sou eu a calçar este tipo de sapato, tenho o maior cuidado em calçá-lo apenas imediatamente antes de sair para a rua ou então faço por levantar o salto, e andar em bicos de pés para que os vizinhos de baixo não sejam incomodados. Se ainda me estiverem a criticar, que diriam se chegasse a hora de dormirem e fossem acordados de madrugada por todo este barulho agradável? Neste momento estou numa situação parecida, já que isto tem acontecido todos os dias e nestes dois que estive de folga, piorou bastante. A pessoa em questão já foi chamada à atenção de forma extremamente correcta inúmeras vezes, mas não tem surtido efeito. O que mais me tira do sério é que não estou a pedir que altere as suas rotinas drasticamente, estou apenas a pedir para não ser incomodada, já que por trabalhar ao fim de semana, tenho várias vezes folgas durante a semana e simplesmente, não consigo descansar. E não pensem que é um ligeiro toc toc, é mesmo algo que acorda pessoas que dormem em quartos diferentes, já para não falar no descer das escadas da pessoa em questão, que certamente é ouvido a bons quilómetros de distância.

Voltando um pouco atrás, os meus colegas de faculdade que seguem o meu blog vão se relembrar certamente deste episódio. Não me recordo em que ano do curso estava, mas sei que um dia, num daqueles fóruns (não sei ao certo o nome), que normalmente existem por cada ano, uma colega minha resolveu queixar-se do barulho que existia no decorrer dos exames e esse barulho prendia-se exactamente com isso, com os belos dos saltos altos. 
Na altura foi bastante criticada, mas eu consegui compreender o porquê daquilo, já que existiam colegas nossas que resolviam usar saltos altos para os exames (nada contra) e, quando estes eram feitos em anfiteatros daqueles enormes preparados para receberem conferências e congressos (imaginem a acústica), ouvia-se literalmente tudo e num volume aumentado quando as meninas resolviam entregar os exames ou começar a sair muito antes da hora e digo-vos, era algo para desconcentrar muitas pessoas. Eu sei que muitas delas gostavam dessa atenção e de fazerem com que todo um anfiteatro se virasse para elas, para ver quem era a criadora de tal desconcertante barulho, mas a sério que era preciso pedir para terem cuidado e tentar levantar um pouco os pézinhos no decorrer de um exame? 

Volto mais uma vez a frisar que não é o barulho normal dos saltos altos que me irrita, mas sim este barulho em sítios que necessitam de estar obrigatoriamente em silêncio absoluto e em todos os casos em que perturbar esse silêncio, incomode seriamente quem lá se encontra e principalmente o barulho ensurdecedor e completamente anormal decorrente do uso destes sapatos por algumas pessoas (juro que não percebo como fazem aquilo).


Não sou picuinhas nem quero vir para aqui com moralismos, apenas acho que se não incomodo ninguém, tenho o direito de não ser incomodada e sinceramente é preciso explicar a alguém que mora num prédio que não pode andar de saltos altos logo de manhã cedo porque tem vizinhos por baixo? Onde está o bom senso e a inteligência?



4 comentários:

  1. Eu percebo-te completamente, eu não compreendo é que não percebe do que falas! É do pior esse barulho! Eu tenho uns sapatos que embora tenham um salto mínimo fazem um barulho gigante! Sabes o que acontece? Mal os uso' Porque? Porque não gosto de ser o centro das atenções e porque tenho respeito pelos outros! Acho que quem abusa no barulho dos saltos é mesmo por precisar urgentemente de atenção e não sabe como a pedir!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que me compreende. Sabes que eu concordo contigo, normalmente associo sempre a esse tipo de pessoas =P Depois conto-te as novidades na minha luta, acho que esta semana vai haver desenvolvimentos na aventura da vizinha de cima e dos saltos altos.

      Eliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos