sexta-feira, 29 de maio de 2015

Orgulho # Esta é para nós jovens...

(Este vai ser bem longo...)

Desde há uns anos para cá, instalou-se uma crise económica em Portugal, como há muito não existia, que afectou (praticamente) todos os portugueses, nos mais diversos sectores de actividade. Mas isto é a parte que todos nós sabemos e bem.

Os jovens que se encontravam na Universidade a estudar, a começar a trabalhar, ou já activamente no mundo do trabalho há uns anos, viram a sua vida e o seu futuro ameaçado e esta geração, muitas vezes injustamente chamada de "rasca", foi posta à prova e continua diariamente a ser.

Hoje, este pequeno texto, não pondo de parte todas as outras faixas etárias, é sobre a minha geração, a geração na casa dos 20 e dos 30. 
Uma geração que tem tido muitas dificuldades, mas que continua a dar provas, de que consegue superar-se diariamente, uma geração que saiu de perto da família e dos amigos e atravessou o mundo em busca de uma oportunidade de vida melhor, uma geração que tem deixado a pouco os formalismos dos graus académicos, num país onde qualquer pessoa que põe um pé na Universidade é tratado obrigatoriamente por Dr. Esta é a geração, que se tem apercebido, que os títulos académicos pouco servem neste momento e não são garantia de nada e que tem agarrado tarefas e trabalhos em qualquer que seja a área, para poder trabalhar e sustentar-se, com humildade, força e muita vontade de trabalhar. Uma geração da qual têm nascido muitos empreendedores com ideias criativas, diferentes e com vontade de vencer na vida. 

Temos passado por estágios, trabalhos mal pagos, patrões sem escrúpulos, mas a vida continua e nós temos continuado com ela, com a certeza de que nada se consegue sem esforço e sem dedicação e trabalho. Nada de resume ao "deixa andar" de antes e a facilidades.

Tenho orgulho em pertencer a esta geração. Tenho orgulho em ver jovens lutadores à minha volta com mentes abertas, que embora não tenham rendimentos altos, continuam a viajar pelo mundo, que trouxeram o estilo de vida saudável de volta às "luzes da ribalta" e que continuam a procurar a cultura, da maneira que conseguem.

Num momento em que tudo é alvo de crítica, este foi um pequeno texto de incentivo para os jovens desse lado. 
Temos de nos orgulhar do que temos conseguido, somos fortes e estamos preparados para o que der e vier

Somos a geração "à rasca" no presente, mas o futuro vai-nos sorrir. Eu acredito que o "que não nos mata, torna-nos mais fortes" e que no final, tudo isto nos ensinou algo. 
Tenho orgulho em nós, tenho dito.

*

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos