sexta-feira, 1 de maio de 2015

Mais um caso de péssima publicidade # Novelas

Sempre gostei mais das novelas da SIC, do que das da concorrência, principalmente das que têm passado nos últimos tempos. Embora seja raro ver uma novela, desta vez estou a acompanhar a que passa no horário nobre da SIC (portuguesa), do início ao fim e gosto bastante tirando um pequeno pormenor... a publicidade ridícula que passa a meio dos episódios. 
Se acompanham a novela, já repararam nisto com certeza, está uma cena qualquer a decorrer normalmente, quando do nada salta uma embalagem da Garnier, L'Oreal, Compal ou mesmo de atum Bom Petisco, que é exposta de maneira nada subtil para a câmara e seguidamente os actores começam a papaguear os inúmeros benefícios do ultra espectacular produto que têm em mãos. Já cheguei a ver uma cena, em que o filho oferecia à mãe um BB cream e de seguida punha-se a enumerar as razões porque a mãe o devia usar. Natural e real, não? -_- Forçado ao máximo? Claramente.

E que dizer da publicidade massiva a uma famosa marca de carros, com o aparecimento do stand em todos os episódios?

Não sei quanto a vocês, mas este tipo de publicidade choca-me, considero-a mesmo abusiva e afasta-me completamente deste tipo de produtos. Será que existem mesmo pessoas que vão comprar só porque o x ou o y da novela usam? É esse tipo de pessoas o target dessas marcas? É realmente por este caminho que querem ir?

Já comentei isto com familiares e amigos, que também não suportam este tipo de publicidade. Uma certeza temos, perdem clientes, talvez ganhem muitos mais, mas se há coisa que não gosto é de ser exposta a publicidade massiva/agressiva, quando chego a casa à noite, cansada e só quero ver um bocadinho da novela para relaxar. Já bastam os mil anúncios que passam a toda a hora na rádio, na televisão e que inundam as páginas das revistas. 

Sei que cada um deve pensar pela sua cabeça e a solução não é proibir este tipo de publicidade, só para "proteger" as pessoas, mas onde está a moderação de quem gere este tipo de programas de entretenimento? 



Isto passa-se também na TVI, RTP e afins? É que nunca tinha visto nada tão óbvio e mal inserido.


1 comentário:

  1. Não sou nada a favor dessa publicidade é como tu dizes não é nada real tudo forçado

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos