segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

(Sobre os filmes que me desiludiram) American Sniper/Unbroken/Whiplash *

Já tinha escrito estas reviews há algum tempo, mas por lapso meu, esqueci-me de as publicar. Sei que já vêm um bocadinho fora de horas, dado que a cerimónia dos Óscares foi esta noite, mas como acredito que muitos de vocês ainda não tiveram oportunidade de ver os filmes todos, aqui ficam as minhas opiniões sobre os mesmos. Já acreditei mais nos Óscares como distinções de valor do mundo do cinema e na sua imparcialidade, perdida há muito. Podem ser contra ou a favor, mas a minha opinião é que são bastante tendenciosos para temas como a escravatura e desigualdade racial/religiosa ao longo da História, o 11 de Setembro e heróis de Guerra americanos, levando todos os que aqui se enquadrem uma nomeação directa. Por isso, muitas vezes ligo mais aos prémios que saem de outros festivais menos badalados. Uma coisa é certa, não podemos fugir ao buzz que se instala à volta de todo este mundo, por isso aqui vai um apanhado de alguns filmes dos quais esperava mais.



American Sniper:

Sei que vou gerar controvérsia, portanto vou começar logo com a parte boa de se ouvir, é um bom filme, disso ninguém dúvida. Para além disso, não há muita coisa a dizer. Guerra, heróis de guerra, snipers e a história não passa muito daí. Acho que foi uma jogada inteligente por ser o típico filme que leva muita gente ao cinema, aliado a um actor principal perfeito para o papel e aqui sim, tenho algo de bastante positivo a dizer. Confesso que nunca fui grande fã do Bradley Cooper, por achar que ainda não tinha dado verdadeiras provas do que era capaz. As suas nomeações sucessivas passadas deixaram-me com dúvidas, por terem sido demasiado forçadas. Mas parece que este ano, a coisa finalmente se deu e podemos vê-lo numa interpretação bastante boa em American Sniper, como um herói de guerra seja em acção ou na sua vida familiar, ensombrado por memórias traumáticas. 
Um bom filme, mas que não surpreende. 



Unbroken:

O famoso filme realizado por Angelina Jolie, que embora tenha ficado de fora aos prémios "principais" dos Óscares, marca presença nas nomeações através de três categorias técnicas. No resto do Universo dos prémios de cinema, recebeu algumas distinções, assim como o jovem actor principal Jack O' Connell, que mostrou o seu enorme potencial em mais um filme sobre a 2ª Guerra Mundial e sobre Louis Zamperini, atleta olímpico enviado para a Guerra, um sobrevivente com muitas histórias de coragem e sobrevivência para contar. É sem dúvida um filme comovente e revoltante, que nos mostra as atrocidades cometidas contra os prisioneiros de guerra e uma lição de vida sobre um homem que nunca se deixou abater, corromper ou desistir. 
Críticas? É um filme demasiado longo, que se torna por isso repetitivo. O tema já não é novo e volto a dizer o que já disse em cima, é o típico filme americano com a temática da Guerra como pano de fundo. 
Não me surpreendeu também.




Whiplash:

Ui, agora sim, sei que todos vão discordar de mim. Começando, foi o filme que mais me incomodou de todos os candidatos dos Óscares. Digo incomodou, porque o filme é completamente desconcertante, disso ninguém dúvida. Irrita, enerva, mas deixa-nos colados ao ecrã. Quando acabou, sentia-me nervosa e as batidas repetitivas da bateria tinham-se instalado completamente na minha cabeça, aumentando a frequência cardíaca. Não, não ia conseguir dormir em breve. E sim, acho que é a principal característica do filme, ser muito intenso. Claro que aliado a isto, vem a parte má, achei o filme exagerado e puxado ao limite para chocar (conseguiram), por vezes de uma maneira cansativa. As cenas de bateria, deixam-nos sem energia, pelo exagero, o sangue nas mãos do actor principal, as repetições exaustivas e toda a envolvente "pesada", levam-nos a crer que puxaram ao máximo cenas banais, para conseguirem fazer algo diferente. Em relação à nomeação de J.K. Simmons para actor secundário e aos prémios que tem conseguido, acho demasiado óbvia, mas nem por isso mais merecida, quando existem nomes como Ethan Hawke, Edward Norton e principalmente Robert Duvall, que para mim seria o justo vencedor. Desculpem, mas o menino bonito/revelação dos Óscares não ganhou a minha simpatia.




Que me dizem?*

1 comentário:

  1. Eu juroooo eu tentei mas não consigo mesmo gostar do Birdman! aquele pássaro, o homem maluco opaaaa não sei mas não faz o meu estilo =P
    Olha eu gostei do Sniper mas é como dizes é um filme de guerra e pronto..Acho que mais merecia estar o Interstellar para melhor filme que esse...O unbroken não vi mas o whiplash é mesmoo como tu dizes..Achei fo demasiado curto...sei lá a historia é pequenina pensei que existisse mais mas pronto foi engraçado (mas dai para melhor filme..)
    Porque é que não gostaste do selma? Eu gostei mesmo muito!!
    Aiii agora só penso em nutela (a culpa é tuaaa) ainda mas depois de ter comigo no outro dia bolo do caco com ela!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos