sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Exercício físico e alimentação saudável, SIM. Obsessões Não


No outro dia falava com uma amiga minha sobre isto, sou completamente a favor de alimentação saudável e da prática de exercício físico regular.  Acho que não podemos estar constantemente a colocar a falta de tempo e as circunstâncias da vida como desculpas, para não cuidarmos mais de nós nestes dois aspectos. Sei que para muitas pessoas, é impossível conciliar ginásio com trabalho, até porque já estive nessa situação, mas noutros casos, basta querer e lutar por isso.

Quem já me segue há um tempo, sabe que no final do ano passado inscrevi-me  no ginásio e tenho adorado a experiência. Estou bastante empenhada em treinar regularmente, o que tenho conseguido fazer nestes meses, apesar do meu horário ligeiramente aleatório. Faço-o por uma questão de saúde, por todos os benefícios que traz, tanto a nível de postura, dores de costas, a nível cardiovascular, assim como psicologicamente, já que é um autêntico calmante. Claro que a nível estético também tem os seus benefícios e tenho conseguido ver resultados. No que toca à alimentação, muitas vezes é difícil à hora de almoço controlar o que se come, mas tento não exagerar, reduzir ao máximo às visitas ao MacDonald´s e restaurantes de fast food, evitar bolachas a toda a hora, chocolates e não exagerar na quantidade de comida ao jantar, principalmente com excesso de hidratos de carbono e gorduras, são algumas das minhas regras básicas.


Sempre fui uma pessoa moderada e nesta parte continuo a ser, portanto não me venham com exageros, simplesmente não suporte exageros e obsessões. Já falei com pessoas, li artigos, blogs, facebooks e por aí além, com coisas que me tiram do sério. Não é porque estou inscrita no ginásio que vou deixar de fazer o resto da minha vida, só porque tenho de ir treinar mil vezes por semana e não posso abdicar de uma hora que seja. Não me vou sentir culpada se não conseguir (mesmo) treinar mais do que 1h/1h30 em determinada semana, nem vou fazer vinte mil aulas na semana a seguir para compensar. 

A nível de comida, passa-se o mesmo. Uma coisa é querermos comer de modo saudável, não exagerar em jantares pesados, em refeições carregadas de gordura ou em doces, mas disso à obsessão de controlar cada grama de comida que como, ou de me martirizar porque comi uma fatia de bolo de chocolate no dia x, ou bebi uma coca-cola no dia y, não pessoal, sinceramente não é comigo. Ou fugir de um jantar de convívio ocasional só porque o local escolhido é uma hamburgueria/pizzaria, não, não e não. Uma coisa é quando se quer perder peso e nesse caso, sou completamente a favor de dietas com pés e cabeça e restrições mais controladas, acompanhadas por um nutricionista, agora de resto quando se quer manter peso, comida saudável sim, obssessões não e não. 

.



Vamos focar-nos no razoável. Vamos trazer moderação para a nossa vida. Nem 8 nem 80.
Fica o conselho.

6 comentários:

  1. Eu também acho que o segredo está na moderação :) Nem maluquices de só comer "folhas de alface" e não fazer mais nada sem ser ginásio mas também ter controle no que se come e fazer exercício físico :)
    Confesso que eu tenho alguns problemas em conciliar trabalho com alimentação saudável (uma pessoa leva aquilo que dá jeito e nem sempre é saudável) mas ando a tentar melhorar :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é uma questão de hábito. Quando levamos comida é mais fácil resistir a tentações. Mas claro que não se pode abdicar de uns lanchinhos com amigas cheios de calorias e chocolate quente, nao e? =D

      Eliminar
  2. Não poderia estar mais de acordo !
    No ano passado era super obcecada com a alimentação saudavel e tentava ao maximo praticar desporto, comigo não deu certo !
    Com o passar do tempo aprendi a equilibrar , se um dia me apetece comer chocolate como, se noutro me apetecer pizza como, claro que nao vou comer todos os dias a todas as refeições, mas é esse equilibrio que me faz ganhar gosto pela alimentação saudavel.
    Sem duvida que vou seguir o teu blog, identifico-me com o tema do blog :)
    http://bigdreamsofalittlegirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente é assim que eu penso. Se me apetecer um hamburguer num dia porque não hei- de comer? Mas já li e conheço casos em que a vida saudável já passou para o lado da obsessão, o que psicologicamente não traz lá grande equilíbrio, normalmente as pessoas assim começam a ter comportamentos estranhos e não admitem. é complicado.
      Obrigada Liliana =)

      Eliminar
  3. Ainda no outro dia falei disto no meu blog. Para mim a "maior" dificuldade são os doces. Não quero viver obcecada com as calorias, no entanto, também não quero estar sempre a ceder a doces (especialmente se estiver a ter um dia menos bom). A verdade é que tudo deve ser regrado com moderação. E o controle passa apenas pela nossa mente :)

    http://agirlsdream-blog.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, muitas vezes a "fome emocional" é das piores. Acho que quando se começa a praticar exercicio frequentemente e e a entrar nisto da alimentação saudável é fácil começarmos a ficar viciados e a querer mais e mais, o que pode ser muito mau. Acho que quando afecta a vida social (conheço casos) é algo para começar a preocupar. E como dizes, a nossa mente tem de ser mais forte. Obrigada pelo comentário =)

      Eliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos