sábado, 21 de fevereiro de 2015

Vamos começar a levantar cedo? (Vá, assim tão cedo também não)

Estou a começar a constatar algo terrível, afinal até gosto das manhãs (o pânico, o terror).


Sabem aquelas pessoas que odeiam levantar-se cedo? E que acordam sempre de mau humor e com imenso sono, seja qual for a hora e o dia? Pois é, eu sou assim. Sou daquelas que adora dormir, mas de manhã e pronto, uma folga de vez em quando também cai bem. À noite, já é outra história, sempre me gostei de deitar tarde e mesmo em criança/adolescente era um martírio conseguirem que me deitasse a horas, às vezes lá tinha que ser com ajuda de uma ameaçazinha tipo "Amanhã não mexes no computador ou no messenger, se não vais já dormir." Sim, jovens no meu tempo não havia cá IPads e Facebooks.


Continuando, imaginam que alguém que se deita a horas tardias, de manhã não vai estar lá muito disposta a levantar-se cedo. Pois bem, desde que comecei a trabalhar e o cansaço é muito maior do que na minha época de estudante, que as manhãs de folga e fim de semana, são um autêntico caso perdido. Se antes era menina para me levantar às dez/onze horas, agora se for preciso durmo na boa até ao meio dia/uma. Ah pois é. Sabe bem, mas como imaginam perdemos toda uma manhã e o dia que só começa a estas lindas horas, parece bastante mais curto. Para além de desorganizar tudo o que é rotina de sono, já que na noite seguinte, só consigo dormir bem mais tarde do que o habitual. Efeito bola de neve, estão a imaginar o problema?

No outro dia li que devíamos acordar sempre por volta da mesma hora, quer fosse dia de trabalho ou não, para criarmos uma rotina saudável e que as horas que pensávamos repor nos fins de semana a dormir até de tarde, não repunham nada e só prejudicavam. (CHOQUE)

Nestes dias de descanso que tive, depois de noites a fio a deitar tarde e manhãs a fio a levantar ao meio dia, achei que não podia continuar e por isso experimentei tentar forçar-me a levantar ligeiramente mais cedo, cerca das dez/dez e meia e sabem o que aconteceu? Correu bastante bem, senti que não custava assim tanto e que aproveitava muito mais a manhã, nem que fosse para ler, ver filmes ou séries ou mesmo passear, para além de conseguir dormir à hora normal de noite, com menos insónias à mistura. Posso dizer que até gostei (quem me conhece, está neste momento chocado a ler isto).

E agora algo que nunca pensei dizer... nos próximos tempos vou tentar alterar a minha rotina e levantar-me mais cedo, mesmo em dias de folga ou fins de semana em que não trabalho. Vamos ver como corre. Espero conseguir diminuir as insónias e regular mais o meu sono. O cedo aqui são dez horas, também não exageremos. Baby steps please.





E aí dorminhocas, quem está comigo neste desafio?* 


Bom fim de semana e amanhã já sabem, nada de dormir até às tantas.


7 comentários:

  1. Eu também tento sempre acordar à mesma hora, aliás se não tiver despertador, quando posso dormir até mais tarde acabo por acordar na mesma à hora que estou habituada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acordo à hora que estou habituada, mas volto logo facilmente a dormir. E depois já é mais complicado =P

      Eliminar
  2. Ai para mim é tão difícil acordar cedo, mas gostei imenso das dicas :)
    Beijinho
    www.theblackblush.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser aos poucos Adriana. Ontem já me levantei um bocadinho mais cedo, aproveita-se melhor o dia =)

      Eliminar
  3. Eu sou igualzinha, adoro dormir e nem sequer funciono bem de manhã ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo-te tão bem. Agora que trabalho já não há escapatória possível, mas quando estudava, era daquelas que não conseguia estudar de manhã cedo, não valia a pena. Preferia a tarde e a noite. =)

      Eliminar
  4. Eu sou o oposto. Funciono bem é de manhã e fico com a sensação que o dia rende mais, apesar de me deitar cedo. Às x gostava de ficar dormir mais um bocadinho de manhã, mas não dá com criança em casa que é o despertador de toda a gente.. Lol

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos