terça-feira, 21 de abril de 2015

Reflexão # O que se passa com a amizade?*

No outro dia, falava disto com uma grande amiga minha, fazendo-lhe as mesmas perguntas ,que por vezes faço a mim própria e comecei a perceber que não é só comigo, que isto se passa. 

Desde a infância, que estamos habituados a estar diariamente com os nossos amigos, na adolescência, tornam-se o nosso grupo de todas as aventuras e saídas, parte da nossa identidade, na faculdade, fazem parte dos nossos infindáveis trabalhos de grupo, dos grupos de estudo para exames, dos passeios e das férias. Depois da faculdade, acreditem... tudo muda. 

Sempre fui daquelas que fazia quilómetros a fio, para estar com os amigos, principalmente quando voltei para o Algarve e muitos deles ficaram pela capital, sempre fiz as maiores acrobacias possíveis, para conseguir arranjar tempo para estar com eles, por mais complicado que fosse. Mesmo fazendo 300 quilómetros, existiam alguns que não faziam um sequer, para que nos conseguíssemos encontrar, nem abdicavam de uma hora que fosse, o que me deixou várias vezes a pensar, se valia a pena investir em pessoas destas. Deixei de acreditar que sim.

Os horários de trabalho difíceis, as distâncias, os compromissos já marcados, a incapacidade de organização ou o simples "ah não tenho tempo", são algumas das razões principais que ditam o afastamento. 

Hoje, deixei de fazer grandes sacríficios por quem não os faz por mim e esta é a crua realidade. A falta de tempo que dedicamos aos amigos é algo que me choca, não consigo sequer perceber, que os supostos amigos nunca consigam arranjar tempo e tenham sempre uma desculpa para isso. Sou apologista de que "quando se quer arranjar tempo, consegue-se", por mais escasso que seja. Para mim, as redes sociais não substituem o contacto físico, as gargalhadas em conjunto, o partilhar emoções, ver reacções, conhecer locais ou mesmo partilhar as nossas preocupações. Nada é mais genuíno (e terapêutico) do que uma saída com os amigos e nada pode substitui-lo. 

Hoje sei que uma amizade sem tempo real, físico, é uma amizade condenada. Hoje sei que uma amizade para ser mantida, tem de ser trabalhada dos dois lados, sei que dá trabalho e que muitos não estão dispostos a isso. Eu estou disposta e estarei sempre pelos meus amigos, os verdadeiros, os que arranjam minutos, horas, dias, o que conseguirem, mas nos dão algo deles, o que realmente importa, o seu tempo e essa é a maior prova de amizade possível.

Aqui fica um anúncio que vale a pena ser visto.
Uma verdadeira chamada de atenção.

Afinal de contas... O que se passa com a amizade?

             
      

8 comentários:

  1. Com a correria do dia a dia parece que nos esquecemos de quem mais amamos temos mesmo de mudar isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens toda a razão. Mas mesmo que seja complicado, é uma questão de tentar conciliar tudo. Tudo se consegue =)

      Eliminar
  2. Concordo plenamente com a mensagem. Eu apesar de para cursos diferentes sou capaz de ficar na mesma universidade do que uma amiga minha pelo menos, mas não pretendo perder o contacto com ninguém, mas agora que penso...é isso que me vai deixar mais saudade, o facto de já andar desde o 1º ano com algumas e desde o 7º com outras. Confesso que não sou uma pessoa muito extrovertida e tenho receio de não fazer amizades muito facilmente dentro do curso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai correr tudo bem, a Universidade é um óptimo local para conheceres pessoal novo e nos primeiros dias, com as praxes e jantares, vais fazer novos amigos, vais ver =) E alguns deles ficam para a vida, disso não duvido.*

      Eliminar
  3. Tão verdade...

    http://umamulhercomumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa admitir por vezes mas é verdade. Faz parte da vida, acho eu.
      =)

      Eliminar
  4. Pois, quando li o teu título lembrei-me logo desse vídeo... Acho que a verdade é que, além de, ok, estarmos um pouco comodistas, o principal motivo de afastamento é que com a maturidade percebemos que se calhar não há assim tantas pessoas que mereçam o esforço que lhes dedicávamos e que não fariam o mesmo por nós... Essa é a triste verdade... Mas sim, há que combater isso, a rotina, a distância, os horários, para estarmos com quem realmente importa!

    r: Quando lá fores (à Sephora) pede uma amostra, pois é um produto dispendioso, é preciso ter mesmo a certeza que é isso que se quer comprar. Mas se te deres bem com ele, vale bem a pena o investimento! Além disso, como é muito rico, basta usar uma mínima porção, é bem rentável! ;) De nada, beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocaste num ponto essencial, também tem a ver com a verdadeira entrada na vida adulta. Acho que passamos muito tempo naquela dos grupos e de repente, cada um vai à sua vida sozinho. Acho que faz parte. Pelo menos ficamos a saber quem são os amigos verdadeiros, nunca aquela famosa frase "poucos mas bons" fez tanto sentido.

      Obrigada pela dica, realmente não me tinha lembrado do pormenor dos preços da Sisley, vou pedir sim =)

      RIta

      Eliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos