sábado, 25 de abril de 2015

Uma questão de...(dente do) siso*


Para quem não sabe, tenho medo de ir ao dentista. Em criança, acho que só não tive, quando pus aparelho e tinha consultas frequentes, normalmente só para mudar as peças, fazer algumas correções e ver a evolução. Depois disso o medo voltou. Limpezas regulares e procedimentos simples, não me preocupam e faço quase sem problemas, mas quando antecipo extracções de dentes, cáries e afins, a coisa piora.

Há uns três anos, andei com uma dor no maxilar, fui a uma consulta e depois de uma radiografia, o dentista disse que só tinha um dente do siso. Fiquei toda contente, com bastante sofrimento evitado, já que todo o dente novo que aparecesse, segundo as minhas contas tinha de ser retirado. Quando dei por mim, há um tempo atrás com um novo membro, o famoso e único dente do siso, não achei muita piada e imaginem, estava a nascer torto, como é claro. Era agora, lá tinha eu de ir ao dentista tratar dele. 

Fui ontem, primeiro a medo, mas com esperança que não fosse preciso tirar. O dentista que me segue, conhece-me desde pequenina, perguntou-me se me dava dores e eu afirmei que não, mas que achava que ele não estava no sítio certo.
"Pois não, vamos tirá-lo." O pânico, o medo e a querida agulha de anestesia a olhar para mim. Os alicates e afins ali ao lado e eu cheia de medo de ficar com a boca toda inchada, sem conseguir vir trabalhar hoje.

Uns minutos depois, estava tudo resolvido. Foi bastante fácil a remoção e até agora não tive dores. Um jantar de gelado e uma ceia soft, foram as únicas limitações. Simplesmente, foi o melhor que fiz, não há ansiedade por antecipação e o problema está resolvido. Fácil, não?*

E pronto, menos uma preocupação em mente.


P.S: (Ultimamente acho que existe uma moda de retirar os dentes do siso todos, só para evitar futuros problemas, mesmo quando não é obrigatório, pelo menos tenho ouvido imensas histórias assim, por isso falem com um dentista da vossa confiança e discutam as opções disponíveis. Não sou especialista na área como é óbvio, estou a falar da minha experiência e de familiares/amigos).

1 comentário:

  1. Eu tirei 3 sismos antes de eles nascerem ou seja fiz três mini cirurgias sofri muito

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem =)
Beijinhos